terça-feira, 10 de maio de 2011

Pele com firmeza e elasticidade? Coma alimentos que contém silício que é um mineral importante na produção de colágeno

O silício é um mineral importante na produção de colágeno, substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Veja dicas de alimentos num cardápio semanal preparado por uma nutricionista.


É difícil encontrar uma mulher que depois dos 30 anos não tente manter a aparência mais jovem por mais tempo.

Mulher não consegue fugir disso, e não é só rosto, é dos pés a cabeça. Elas apelam para o cremes noturnos e diários. É uma corrida contra o envelhecimento.

Um bom creme ajuda, a gente sabe disso, mas alguns alimentos também podem ser ótimos parceiros nessa luta contra os sinais da idade. E taí uma combinação que com certeza agrada a maioria das mulheres: comer bem e ainda ficar mais bonita.

Guarde bem este nome: silício. Um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Segundo dermatologistas, a partir dessa idade a produção de colágeno cai 1% ao ano. Por isso a importância de repor a perda com alimentos ricos em silício.

A nutricionista Isabel recomenda comer diariamente nas refeições duas colheres de sopa de espinafre ou vagem ou pepino. Coentro como tempero e lentilha: uma concha.

A aveia também tem muito silício. Duas colheres de sopa do farelo devem passar a fazer parte do café da manhã com as frutas ricas no mineral.

“Consumir cerca de 2 a 3 porções de frutas por dia. Pensando na manga e na banana que são ricas em silício, e que são frutas um pouco mais calóricas, a gente considera uma porção meia unidade de banana, ou meia manga. Então consumindo, uma manga mais uma tangerina a gente estaria atingindo essa quantidade de silício através das frutas”, diz Isabel Jereissati, nutricionista.

Abacaxi também está na lista: duas fatias equivalem a uma porção. Outra fonte do mineral são as frutas secas, principalmente as tâmaras. O arroz, os pães e as massas devem ser integrais.

Há quatro anos, a advogada Mônica Coutinho prioriza os alimentos ricos em silício nas refeições. E garante: já não sente tanto os efeitos do tempo ao se olhar no espelho.

A nutricionista Isabel Jereissati preparou uma dieta rica em silício, num cardápio para semana inteira.

O Silício Orgânico (Metil silenadriol) é um oligoelemento presente no organismo que tem ação regeneradora e reestruturante da pele, remineralizadora dos tecido duros (ossos), e é considerado um agente anti-envelhecimento natural para as paredes das artérias, pele e cabelos, além de contribuir também para reforçar as células do sistema imunitário.

Devido ao envelhecimento, entre os 25 e 60 anos, ocorre um decréscimo de até 80% de silício nos tecidos mais ricos como a pele e as artérias, deixando essas estruturas mais finas, e frágeis. A reposição do silício se torna então importante, e tem como principal função desintoxicar e restabelecer as funções vitais do organismo, reequilibrando a comunicação celular, amenizando o prejuízo com a perda natural desse mineral, devolvendo até 40% da firmeza e tonicidade da pele reduzindo a flacidez e fortalecendo cabelos e unhas.

A reposição desse oligoelemento pode ser feita por meio de cremes ou em forma de cápsulas ingeridas via oral. E ao final de três meses de tratamento já é possível ver os benefícios com a pele mais firme, unhas mais resistêntes e cabelos mais brilhantes e com bulbos capilares fortelecidos.

É o segundo elemento químico mais abundante na face da terra depois do oxigênio, é um dos doze elementos principais na composição dos organismos vivos e mesmo em quantidades pequenas desempenha um papel biológico importante considerado como um elemento essencial de vida.

O Silício orgânico é um elemento chave dos tecidos conjuntivos que, por exemplo na pele, é indispensável à síntese das fibras de colagénio e de elastina, conferindo-lhe elasticidade e flexibilidade. (tuasaude.com)


Alimentos Ricos em silício
Aveia, cevada e salsa são mais participantes do prato de quem quer manter cabelos brilhosos e unhas fortes. O ponto comum entre eles é que são ricos em silício, nutriente presente no colágeno, responsável pela estruturação das cartilagens e tecidos, entre outras funções. As oleaginosas, como castanha, amêndoas e nozes, desempenham o mesmo papel, pois contêm outro nutriente colaborador da estruturação das unhas e dos cabelos, o selênio.


23 Alimentos ricos em  silício.

  1. Pimentões
  2. Soja
  3. Aveia 
  4. Arroz integral
  5. Cevada
  6. Raiz de bardana
  7. Maçãs
  8. Laranjas
  9. Uvas Passas
  10. Uvas
  11. Pepino
  12. Folhas de cânhamo
  13. Rabo de cavalo
  14. Manjerona
  15. Espinafre
  16. Rabanete
  17. Alface
  18. Tomate
  19. Cacto nopal 
  20. Amendoins
  21. Amêndoas
  22. milhete, milho-miúdo, ou ainda painço
  23. Linhaça


7 maneiras que o silício pode ajudar você a ter um bom visual ...

O silício é necessário para ajudá-lo a fazer mais colágeno ou proteína da pele.
O silício é bom para o Anti-Envelhecimento , uma vez que retarda o processo de envelhecimento.
Silício dá-lhe o cabelo saudável e grosso.
Silício aumenta o brilho de seu cabelo
Silício impede alopecia ou afinamento do seu cabelo.
Silício impede unhas frágeis.
Silício mantém o brilho da sua pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário