terça-feira, 10 de maio de 2011
Veja como será o resgate dos corpos do voo 447 da Air France
Todos os corpos do voo 447 achados serão retirados, diz Ministro da Defesa
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou, nesta sexta-feira (6), que todos os corpos que forem encontrados nesta nova fase de resgate às vítimas do acidente do voo 447 da Air France serão retirados do oceano.
Na quinta-feira (5), equipes de resgate conseguiram içar, do fundo do mar, o corpo de um dos ocupantes do avião que caiu no Oceano Atlântico, há quase dois anos, quando fazia a rota Rio-Paris. “Os corpos que foram encontrados serão retirados, evidentemente. Depois tem que saber quem são, fazer exame de DNA, etc. As coisas vão acontecer com normalidade”, disse ele, durante visita ao Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. [G1]
Caixas-pretas do voo 447 devem chegar até quinta-feira à França
As caixas foram seladas e seguiram rumo à Guiana Francesa, de onde devem ser levadas para a França para análise
PARIS - As duas caixas-pretas do voo AF 447 da Air France, que caiu no Atlântico em 2009, devem chegar à França até quinta-feira, segundo o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que apura as causas da catástrofe que matou 228 pessoas.
Veja também:
Infográfico: Detalhes da operação de resgate
Passo a passo do acidente com o voo 447
Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, o BEA informou também que um dos motores do Airbus e o sistema que reúne os equipamentos eletrônicos do avião, que contém os calculadores de bordo, foram resgatados pelos investigadores.
O navio francês La Capricieuse, enviado para recuperar as caixas-pretas a bordo do Ile de Sein, deverá chegar a Caiena, na Guiana Francesa, até quarta-feira pela manhã, diz o BEA.
Em seguida, as caixas serão levadas a França por avião e deverão chegar apenas no dia seguinte em razão do longo trajeto e da diferença de fuso horário.
O navio La Capricieuse chegou no sábado à área onde o Ile de Sein realiza a quinta fase de buscas, situada a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira, e já se dirige ao porto de Caiena levando a bordo as caixas-pretas seladas. As caixas foram seladas já que se tratam de provas em uma investigação judicial.
O BEA deverá anunciar até o final desta semana se os cartões de memória das caixas-pretas não sofreram corrosão ou qualquer outro tipo de desgaste e se os dados contidos nos cartões poderão ser extraídos e analisados.
Análise. As duas caixas-pretas - a Flight Data Recorder (gravador de dados do voo, na sigla em inglês), que contém os parâmetros técnicos como altitude, velocidade e trajetória do avião, e a Cockpit Data Recorder, que grava as conversas dos pilotos e qualquer outro som emitido na cabine, como alarmes - foram encontradas no início deste mês.
Estes elementos são fundamentais para descobrir as causas do acidente com o avião da Air France, que caiu no Atlântico em 2009 quando fazia a rota Rio-Paris.
O diretor do BEA, Jean-Paul Troadec, declarou recentemente que as duas caixas-pretas estão "em bom estado físico", pelo menos externamente, e disse "ter esperanças" de poder ler os dados internos.
As caixas-pretas chegarão a Paris acompanhadas de um oficial da polícia judiciária francesa, do coronel brasileiro Luís Cláudio Lupoli, que participou como observador das buscas, e do chefe das investigações do acidente, Alain Bouillard, do BEA.
Nos próximos dias, outras peças do avião consideradas importantes para as investigações, como partes das asas, deverão ser levadas à superfície.
O resgate dos corpos, segundo fontes ouvidas pela BBC Brasil, será retomado por volta do dia 20 de maio, quando deve ocorrer a troca da tripulação do Ile de Sein e o reforço da equipe de especialistas que realiza essas operações.
Em visita a Paris para participar de uma reunião do G8, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comentou a descoberta das caixas-pretas do avião e disse que "é necessário conjugar todos os esforços para o esclarecimento dos fatos e, obviamente, para que a justiça seja satisfeita em uma tragédia como essa". [BBC Brasil]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário