Você abandona tudo que está fazendo para atender o celular? Nunca deixa o aparelho desligado ou sem bateria? Veja se você está com nomofobia
Se ao pensar em desligar o celular ou ficar sem internet, você sente taquicardia e falta de ar, cuidado! Você pode estar com nomofobia, espécie de vício por celular ou internet.
O corretor de imóveis Daniel Resende, 35 anos, conta que usa o celular quase nove horas por dia, em 12 horas de trabalho. Já o vendedor Jean Ferreira, 30 anos, afirma que não consegue deixar o celular desligado, com receio de que alguém tente falar com ele e não consiga.
A pesquisadora do Instituto de Psiquiatria da UFRJ Anna Lúcia Spear King comparou pacientes com um transtorno de ansiedade conhecido como síndrome do pânico, com pessoas completamente saudáveis, para saber o que eles sentiam quando ficavam sem o aparelho celular.
Entre os pacientes com pânico, a maioria demonstrou ter também a nomofobia (dependência do celular). Entre os que se diziam saudáveis, 34% confessaram sentir ansiedade e 54% disseram ter medo de passar mal na rua se ficarem longe o aparelho.
FAÇA O TESTE
1 - Você abandona tudo que está fazendo para atender o celular?
2 - Nunca deixa o aparelho desligado ou sem bateria?
3 - Está sempre tirando o celular do bolso ou da bolsa para ficar com ele nas mãos?
4 - Já interrompeu um momento íntimo, até uma relação sexual, para atender o telefone?
5 - Se esquecer o celular em casa, você volta para buscá-lo?
6 - Entra em pânico quando acaba a bateria, perde ou pensa que perdeu o celular?
Resultado: Se você respondeu sim a pelo menos quatro perguntas, você pode estar nomofóbico (viciado em celular) e precisando de um tratamento médico para ter mais autocontrole e reduzir a ansiedade.
A Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário