sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Privação de sono está ligada à obesidade, diz estudo

Segundo estudo, hábitos do sono podem influenciar ganho de peso


Sono no Trabalho pode influenciar no ganho ou perda de peso. A informação vem de um estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, que se baseia na revisão de estudos anteriores, feitos num período de até 15 anos.

Conduzido pelo Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o levantamento aponta que 35% dos americanos são obesos e que 28% dormem menos do que seis horas por noite.

Enquanto mudanças no estilo de vida e na dieta, além da prática de exercícios devem ser aplicados para ajudar na perda de peso, alterações nos hábitos de sono também podem ter influência.

"Vários estudos apontam para mudanças no peso corporal como efeito da privação parcial de sono. A relação entre a falta de sono e o excesso de adiposidade é ponto de interesse no controle do peso, principalmente para a perda de quilos", disse a professora Sharon M. Nickols-Richardson.

Para o estudo, foram analisadas pesquisas realizadas entre 1996 e 2011 e dados de pacientes que apontavam o consumo de energia, o gasto energético durante o dia, as quantidades de hormônios, como insulina, glicose, cortisona, entre outros.

Foi identificado um padrão nos pacientes que dormiam poucas horas por noite: a maioria apresentava redução da sensibilidade à insulina, menores índices de leptina e aumento de grelina, conhecido como hormônio da fome. As duas últimas substâncias influenciam o consumo de energia entre os perfis estudados. "Essas alterações promovem maior sensação de fome", disse a especialista. [Autor: Fonte: Terra]


Perder duas horas de sono pode prejudicar a memória, diz estudo
Segundo pesquisadores, o cérebro consolida as lembranças do dia enquanto dorme

Já sentiu que uma noite mal dormida te deixou perdida no dia seguinte? Se sim, seu problema não é pura preguiça como você pode pensar. Na verdade, segundo uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia divulgada no site "Daily Mail", perder duas horas de sono pode apagar algumas memórias para sempre.

Durante a conferência anual da Sociedade de Neurociência norte-americana, o pesquisador Ted Abel explicou que, ao analisar como ratos privados de dormir reagiam, percebeu-se que eles perdiam a capacidade de armazenar a memória. “Um curto espaço de tempo sem descansar poderia bloquear a consolidação da memória. Foram apenas três horas, o que para os ratos equivale a 20% do seu sono total. No caso dos humanos, seria como diminuir uma noite de oito horas para uma de seis, que é algo que fazemos normalmente”, diz Abel.

O estudo também mostrou que existe um período crítico depois de aprender algo em que as memórias são consolidadas, o que significa que perder o sono em certos pontos críticos pode ser mais danoso do que em outros. Abel destacou que qualquer informação perdida devido à essa privação está esquecida para sempre, ou seja, não adianta tentar recuperar o tempo perdido na noite seguinte.

Expert em sono, o médico inglês Neil Stanley conta que é importante dormir bem, pois nessa hora o cérebro pode fazer aquilo que estava ocupado demais para fazer durante o dia, “dormir é a hora calma e quieta que nos dá a oportunidade de preencher espaços”. Então, antes de brigar com alguém que esqueceu de atender um pedido seu, pergunte se essa pessoa tem dormido bem.

Marina Finco

Nenhum comentário:

Postar um comentário