segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fibras podem reduzir eficácia de remédios

Fibras podem reduzir eficácia de remédios
O excesso de fibras dificulta a absorção de algumas vitaminas pelo organismo. O consumo recomendado é de 3 colheres de sopa por dia

Alguns medicamentos perdem até 70% da eficácia se 
ingeridos junto com fibras__ Orientação "É preciso um 
intervalo de uma hora para ingerir o medicamento 
depois do consumo de fibra" Samira Lecoque, nutricionista
As fibras estão na moda, viraram sinônimo de alimentação saudável e são as queridinhas das dietas, mas é preciso ter cautela no consumo. Combinar fibras com medicamentos, por exemplo, pode ser prejudicial à saúde. Alguns remédios perdem até 70% da eficácia se forem ingeridos junto com fibras ou em intervalos muito pequenos.

A especialista em terapia nutricional Samira Lecoque Ribeiro explica que as fibras atrapalham a absorção de alguns medicamentos, que acabam tendo uma ação mais lenta no organismo. Por consequência, o paciente tenta compensar e aumenta a dose, o que sobrecarrega outros órgãos.

"Isso acontece com antiácidos e restauradores da flora estomacal. Remédios para tratar hipertensão arterial, diabetes e os que contêm cálcio também são prejudicados porque interagem diretamente com as fibras. Há pessoas que tomam o remédio pela manhã junto com uma vitamina de banana e três colheres de aveia, mas não sabe como isso atrapalha o tratamento", afirma.


Não é preciso parar de ingerir fibras, apenas dar um intervalo de uma hora entre seu consumo e a ingestão da droga. "Esse intervalo vai ajudar na eficácia do medicamento e a não desestruturar a flora gastrointestinal", diz a nutricionista.

A inclusão de fibras na dieta deve ser feita de forma gradual e é preciso ter cuidado com a quantidade que você coloca no prato. O excesso pode dificultar a absorção de algumas vitaminas pelo organismo, além de causar gases, cólicas e diarreias. O consumo diário recomendado é de 25 gramas, o equivalente a três colheres de sopa.

Uma sugestão da nutricionista é comer duas colheres de sopa de granola com frutas no lanche da manhã, uma colher de aveia à tarde e uma colher de linhaça à noite, misturadas com frutas, vitaminas, bolos. "A granola tem muito farelo, por isso não tem problema comer de duas a três colheres", diz a especialista.

A dica para manter o equilíbrio é beber muito líquido. "Se a pessoa não bebe água, a fibra não vai se movimentar pelo intestino, fazendo com que as fezes virem pedras", alerta Samira Lecoque.

Daniella Zanotti


A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário