Evangélicos são Sinistros – Disse Papa João Paulo II em documento
João Paulo 2º classificava assim atividade no Brasil. Sem revelar fontes, o documento obtido pelo WikiLeaks diz que o papa João Paulo 2º descreveu as atividades evangélicas como “sinistras.-Confira documento no final do post…
Documento obtido pelo WikiLeaks e divulgados nesta quarta-feira (29) mostram que, na época da visita do papa Bento 16 ao Brasil, em 2007, o Vaticano estava preocupado com o crescimento dos evangélicos no país e recebeu críticas do monsenhor brasileiro Stefano Migliorelli, que questionou sobre a falta de padres na América Latina.
O telegrama enviado a Washington em 6 de maio de 2007 relata conversas entre diversos membros do Vaticano e o ex-embaixador americano Francis Rooney, um empresário republicano do ramo de construção e um dos maiores doadores de campanha do ex-presidente americano George W Bush.
O diplomata americano faz um comparativo entre a primeira viagem de João Paulo 2º ao Brasil em 1980, quando os católicos representavam 89% da população e o censo de 2000, quando o número de católicos era de 74%.
“A cada ano, milhões de católicos latino-americanos deixam suas igrejas para se juntar a congregações evangélicas incentivados pelos pastores destes novos rebanhos”, disse Rooney.
Ainda segundo ele, de acordo com uma análise, enquanto a Igreja Católica concentra-se em “salvar almas”, muitas igrejas evangélicas fazem o possível apenas para matar a sede latino-americana para o misticismo.
Sem revelar fontes, o documento diz que João Paulo 2º descreveu as atividades evangélicas como “sinistras” e que uma das principais tarefas de Bento 16 seria despertar a comunidade católica e encorajar a resistência ao que o papa anterior teria chamado de “caçada por seitas”.
Já Migliorelli, na época chefe da seção brasileira da Secretaria de Estado do Vaticano, reclamou ao diplomata americano sobre o fato de a América Latina não ser uma região prioritária para a Igreja Católica.
Para Migliorelli, o Brasil e a América Latina seriam como “território de missão” — terras que não foram expostas “de maneira consistente” à fé católica. “Temos que ver isso como uma evangelização — começando do zero”, disse Migliorelli.
Hoje no Brasil, mais de 20% da população se diz evangélica. Um crescimento estrondoso desde 1940, quando esse número era de 2,6% subindo para 15,4% em 2000 e hoje está com mais de 20%. Há projeções de que este número chegará em 50% em 2020.
O monsenhor ainda criticou a quantidade e a qualidade do clero latinoamericano.
“A falta de padres em grande parte da América Latina é muito pior do que nos Estados Unidos”, disse. Migliorelli disse também que “o nível de educação dos padres é muito baixo e que muitas vezes eles não aderem aos padrões de disciplina clerical (celibato, ofertas de sacramentos etc)”.
Em um tópico chamado de “A ameaça da teologia da libertação”, o diplomata americano comenta que o papa João Paulo 2º teria feito grandes esforços para acabar com “esta análise marxista da luta de classes” promovida “por um número significativo de clérigos e católicos leigos que, por vezes, em nome de um compromisso político sancionou a violência em nome do povo”.
Migliorelli comentou que o Vaticano não pretendia tocar no tema durante a visita do papa. O documento prossegue: “A chave é simplesmente que o clero seja treinado mais efetivamente para explicar a posição da Igreja para o povo, ele concluiu”.
Segundo o diplomata, João Paulo 2º combateu com a ajuda de Bento 16 a teologia da libertação mas, nos últimos anos, ela estaria ressurgindo em várias partes da América Latina.
Confira parte do documento onde o Papa se refere as atividades dos Evangélicos como sinistras.
———————————– Growth of Evangelical Protestantism —————————–7. (SBU)
When John Paul II made his first trip to Brazil in 1980 Catholics accounted for 89 percent of the population. According to the 2000 census, they had fallen to 74 percent, with the total in some major cities under 60 percent.
Each year, millions of Latin American Catholics leave their churches to join mostly evangelical congregations – a departure actively encouraged, according to the Catholic Church, by the pastors of these new flocks.
According to one analysis, while the Catholic Church focuses on “saving souls,” many of the evangelical churches tackle day-to-day problems while making just enough doctrinal demands to satisfy the Latin American thirst for mysticism.
Pope John Paul II described their activity as “sinister”. One of Benedict’s main tasks will be to reawaken the Catholic community and encourage resistance to what he has called “poaching” by “sects”.
Tradução Google:
———————————– Crescimento do Protestantismo Evangélico ———– —————— 7. (SBU)
Quando João Paulo II fez sua primeira viagem ao Brasil em 1980 os católicos representavam 89 por cento da população. Segundo o censo de 2000, haviam caído para 74 por cento, com o total em algumas grandes cidades com menos de 60 por cento.
Cada ano, milhões de católicos latino-americanos deixam suas igrejas para se juntar congregações evangélicas em sua maioria – a partida incentivada, de acordo com a Igreja Católica, pelos pastores desses rebanhos novo.
De acordo com uma análise, enquanto a Igreja Católica concentra-se em “salvar almas”, muitas das igrejas evangélicas enfrentar dia-a-dia problemas ao fazer apenas o suficiente doutrinária exigências para satisfazer a sede latino-americana para o misticismo.
Papa João Paulo II descreveu a sua actividade como “sinistro”. Uma das principais tarefas de Bento XVI será o de despertar a comunidade católica e encorajar a resistência ao que ele chamou de “caça” por “seitas”.
Fonte: UOL – via Creio.com.br – Veja docmento na integra no R7.com – post inforgospel.com.br


Nenhum comentário:
Postar um comentário