terça-feira, 7 de junho de 2011

Livro propõe dieta que inclui consumo de carboidrato para ajudar na perda de peso

RIO - Por anos o carboidrato foi o vilão das dietas, mas agora ele pode ajudar você a perder peso. Um novo regime alimentar propõe que você coma feijão e batatas nas refeições para perder até 2,7 kg por semana. O que os autores alegam é que estudos mostram que nem todos os carboidratos são ruins, já que alguns contêm uma substância chamada amido resistente que, quando consumido em quantidade, incentiva a perda de peso.

Achado em alimentos comuns, como banana, aveia, feijão e batata, o amido resistente tem esse nome por ser resistente à digestão. Esse elemento percorre o sistema digestivo praticamente intacto, produzindo ácidos graxos que estimulam a produção de enzimas que ajudam a derreter a gordura e faz o fígado mudar para um estado de queima de gordura, preservando a massa muscular (alimentando assim o seu metabolismo), bem como reforçando os hormônios da saciedade, fazendo você se sentir satisfeita por mais tempo.

O poder do amido resistente foi descrito no livro "A Dieta dos Amantes de Carboidrato", numa tradução livre, dos autores Ellen Kunes e Frances Largeman-Roth. Eles prometem um emagrecimento rápido e duradouro.

Os dois autores são contra a mensagem do baixo consumo de carboidrato, pregada por dietas como a do Dr. Atkins. Eles testaram um plano de emagrecimento que promete perda de peso sem parar de comer carboidrato, que se desdobra em amido resistente.

A maioria dos humanos consome naturalmente cerca de 4,8 g de amido resistente por dia, mas os autores acreditam que aumentar sua ingestão para dez a 15 g por dia é suficiente para conseguir o efeito desejado. Eles criaram um plano de dieta de sete dias que dizem garantir rapidamente a perda de 1,3 a 2,7 kg por semana, e uma estratégia para consumir, a longo prazo, carboidratos saudáveis - especialmente os que contêm amido resistente - para garantir a continuidade da perda de peso. Banana, feijão, batata, polenta, arroz integral e cevada são exemplos de alimentos que contêm amido resistente.

Os escritores citam mais de 200 estudos em universidades respeitadas em todo o mundo, que mostram que este elemento é um eficiente supressor de apetite e acelerador do metabolismo.

Uma pesquisa da Universidade de Surrey, na Inglaterra, descobriu que o consumo de amido resistente em uma refeição levou os participantes a comerem 10% menos calorias (cerca de 150 a 200 calorias para a mulher, em média) durante o dia seguinte porque elas sentiram menos fome.

Outro estudo mostrou que o elemento aumenta a atividade das enzimas que queimam gordura e diminui a atividade das enzimas de armazenamento da mesma. Os resultados parecem indicar que acrescentar um pouco de amido resistente ao café da manhã é suficiente para causar o efeito, capacitando seu corpo a queimar aproximadamente 25% mais calorias por dia.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário