Um em cada seis casos de câncer é causado por infecções evitáveis
Vírus e micróbios provocam cerca de 2 milhões de casos por ano
Agentes infecciosos causam cerca de dois milhões de novos casos de câncer por ano em todo o mundo. Desses, 80% ocorrem em regiões menos desenvolvidas, segundo novas estimativas publicadas na versão on-line da revista "Lancet Oncology". Das 7,5 milhões de mortes por câncer no mundo em 2008, estima-se que 1,5 milhão aconteceram devido a infecções que poderiam ter sido evitadas.
Infecções por certos vírus, bactérias e parasitas são as maiores causas de câncer no mundo. A aplicação de métodos de prevenção de saúde pública, como vacinação, poderiam ter efeito na futura carga de câncer explicam os coordenadores do estudo, Catherine de Martel e Martyn Plummer, da Agência Internacional de Pesquisa de Câncer, na França.
A fração de casos de câncer relacionados varia entre as regiões, de 3,3% na Austrália e Nova Zelândia a 32,7% na África subsaariana.
Muitos cânceres relacionados a infecções poderiam ter sido evitados, principalmente aqueles associados ao papilomavírus humano (HPV), Helicobacter pylori, e hepatite B (HBV) e vírus C (HCV) , dizem os autores, acrescentando que estas quatro infecções principais são responsáveis por cerca de 1,9 milhão de casos, a maioria gástricos, de fígado e cervical. ( O Globo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário