sábado, 10 de dezembro de 2011

Tony Ramos se emociona ao relembrar cena que encantou o Brasil


Tony Ramos se emociona ao relembrar cena que encantou o Brasil
Ator tenta segurar as lágrimas ao descrever cena de 'Caminho das Índias'. Conheça ainda as censuras impostas às novelas durante a ditadura militar.



“Aquele beijo” está no ar. Mesmo com um ritmo puxado de gravações, Marília Pêra nos recebeu em casa com muitas histórias para contar. Ela mostra um álbum de fotografias. “A primeira novelinha que eu fiz foi na Rede Globo de televisão, foi “Rosinha do sobrado”. Em seguida, “A moreninha”, que gravamos em Paquetá. Era lindo, era tão bonito”, lembra a atriz.

“Houve um momento lá pelos anos 60 em que pensava-se que não seria bom fazer telenovela, porque o teatro é que seria nobre e não a telenovela. Eu nunca tive esse problema”, diz.

Glória Maria pergunta se ela sente saudade de algum personagem. “Adorei fazer ‘Brega & Chique’. A Milu, de ‘Cobras e lagartos’, do João Emanuel. Ela escrevia cenas para mim e eu não acreditava. Que bom que ele me deu essas joias para eu defender.”

Hoje, Marília Pêra é Maruska, a loura má de Miguel Falabella. “Fui correndo ao cabeleireiro e fiquei loura. Porque é o autor que manda no ator, no personagem. Mas ele nunca disse má. Ela é desequilibrada, bipolar, instável, mas não má.”

Susana Vieira era má em “Por amor”?

Romances proibidos, luta de classes, casamentos arranjados, inveja, traições. Os contrastes e os costumes do povo indiano e do povo brasileiro estavam em “Caminho das Índias”. Tony Ramos era Opash, e lembra com emoção de uma cena com Lima Duarte e Laura Cardoso.

“Levanto o chicote e ela fala: ‘Não bata no seu pai!’. Esse tempo, edição é fundamental. Porque houve esse tempo no estúdio, houve esse tempo entre os atores. Ele se ajoelha, faz a reverência ao pai. Reverência na Índia é fundamental para os mais velhos”, afirma o ator. Foi um momento perfeito que só foi ensaiado uma vez. “Não vou chorar, é que emociona. Se chorasse era até bom”, diz, emocionado. “Mas a profissão é que me toca mesmo. A profissão é isso.”

“Caminho das Índias” conquistou o prêmio Emmy Internacional na categoria Novela.

Em 1978, estava no ar a novela “Dancin' days”, uma daquelas histórias de Gilberto Braga de deixar todo mundo colado na tela da TV. Eram tempos de discoteca e o que aparecia nas pistas virava moda imediatamente.

“Isso foi uma inspiração divina, porque eu vi em uma capa de LP e botei na Sônia. Não fui para casa e bolei uma meia de lurex”, avisa a figurinista Marília Carneiro.


E quem não se lembra do guarda-roupa da Bebel, de “Paraíso tropical”?

“Aquelas saias curtas, aqueles saltos daquele tamanho que não é muito meu costume. Isso tudo ajuda a ancorar, a criar uma figura, uma pessoa”, opina Camila Pitanga.
“A química com Wagner Moura tem a ver com afinidade, com o desejo de trocar, de jogar”, analisa.
Nem sempre autores e diretores tiveram liberdade integral para criar. Houve um longo tempo de censura durante a ditadura militar.

“A censura era feita no texto, depois era feita na imagem, depois de aprovada recebia-se um certificado de aprovação. Aí que podia ir para o ar”, lembra Tony Ramos.

Em “Escalada”, a censura proibiu a menção ao nome do presidente Juscelino Kubitschek. O homem nu da abertura da novela “Brega & chique” foi liberado depois de muita negociação. O caso mais conhecido ocorreu em 1975. A primeira versão de “Roque santeiro”, de Dias Gomes, foi integralmente vetada.

“Nós fizemos 20 capítulos. E ia para o ar depois do Jornal Nacional. No jornal, o ministro da Justiça proibiu a novela. Aí nós ficamos perdidos”, conta Lima Duarte.

“Roque santeiro” só seria refeita dez anos depois. “Mudaram todo o elenco e só eu fiquei de sinhozinho Malta lá perguntando: estou certo ou estou errado?”, acrescenta o ator. “O Boni conta no novo livro dele que o doutor Roberto Marinho fez questão de assistir com ele o primeiro capitulo liberado. E o doutor Roberto Marinho, o Tycoon, o grande homem das comunicações, chorou. Isso foi lindo. Essas lágrimas candentes caíram sobre a liberdade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário