sábado, 3 de dezembro de 2011

Menino sobrevive a câncer com terapia fotodinâmica

 Connah Broom tinha 11 tumores e a quimioterapia apresentava poucos resultados


Um menino de 10 anos diagnosticado com uma rara forma de câncer em 2006 vem surpreendendo especialistas na Grã-Bretanha pela melhora em seu estado de saúde depois de se submeter a um tratamento alternativo à quimioterapia. Connah Broom tinha 11 tumores e a quimioterapia apresentava poucos resultados.

Mas após se submeter ao tratamento, conhecido como terapia fotodinâmica e que custou cerca de R$ 560 mil, resta apenas um dos tumores. O tratamento usa laser, e outras fontes de luz, combinado com um medicamento que reage à luz (chamado de agente fotossensível), para destruir células cancerígenas.

Em alguns países, a técnica é usada para o tratamento de câncer de pele.
Connah conseguiu combater 10 de seus 11 tumores | Foto: Reprodução Internet

A avó de Connah, Debbie Broom, explicou que depois que a quimioterapia e outros tratamentos tradicionais não apresentaram resultado, a família começou a procurar uma outra maneira de curar o neuroblastoma, um tipo de câncer que afeta cerca de 80 crianças na Grã-Bretanha a cada ano.

Em 2007 eles ouviram falar de uma clínica privada no México que oferecia um tratamento chamado terapia fotodinâmica (PDT).

De futebol e ginástica

O tratamento utiliza laser ou outras fontes de luz, combinadas com uma droga que reage à luz (chamado de agente de fotossensibilização), para destruir células cancerosas. Connah passou por uma temporada de duas semanas de terapia, no México, uma vez que o tratamento não estava disponível para ele no Reino Unido.
Menino se submete ao tratamento durante quatro noites por semana | Foto: Reprodução Internet

Depois dessa fase, o menino continuou com o tratamento na Grã-Bretanha, onde vive com os avós e o pai.

Agora, após quatro anos de tratamento, a avó do menino diz que os 10 tumores secundários do neto desapareceram.

"Nós estamos lutando com Connah", ela disse. "E ele está fazendo um sucesso estrondoso."

Connah ainda tem o tumor primário em seu abdômen e quatro noites por semana é submetido a duas horas de tratamento. Sua avó acredita que a terapia, combinada com uma dieta orgânica, é a razão Connah estar se curando do câncer.

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário