segunda-feira, 22 de agosto de 2011

'Inspirar e expirar lentamente ajuda a controlar emoção', diz psicoterapeuta

 Segundo George Vittorio Szenészi, impaciência e a irritação são o resultado de anos de repressão da raiva, que é emoção natural do ser humano.



A relação humana é temperada com encontros e desencontros. Muitas vezes, em uma rotina de correria e falta de tempo, podemos perder a paciência com pequenos contratempos. Especialistas acreditam que o estresse do dia a dia é muitas vezes provocado por pequenas brigas ou desentendimentos. O psicoterapeuta George Vittorio Szenészi falou no Jornal Globo News – Edição das 10h sobre como melhorar o convívio social no dia a dia.

Segundo George, a impaciência e a irritação são o resultado de anos de repressão da raiva, que é uma emoção natural do ser humano. A sociedade não aceita as pessoas que sentem raiva. Elas são tidas como desequilibradas ou instáveis e acabam desenvolvendo formas para substituir esse sentimento, como a mágoa, o ódio, a irritação e a falta de paciência. O psicoterapeuta afirmou que, excetuando-se as lesões, todas as doenças têm origem em sintomas emocionais.

George alertou que o sono noturno é fundamental para controlar o estresse e sugeriu que as pessoas busquem relaxar o corpo, controlar a emoção, inspirando e expirando lentamente, por exemplo. Segundo ele, também para relaxar, o ser humano deveria parar suas atividades algumas vezes por dia, por cerca de 10 minutos.

Aprender a respirar longa e profundamente garante ao ser humano a longevidade, de acordo com o mestre de yoga Selvarajan Yesudin é dado a cada indivíduo determinado número de respirações numa reencarnação, aquele que respira açodado e precipitadamente morre mais cedo. A natureza confirma essa teoria. Pomba 34 vezes por minuto, cachorro 28, gato 24, cavalo 16 , homem 12 e tartaruga 3.

O homem pode passar 40 dias sem comer, 7 dias sem beber, mas sem ar ele ficará apenas alguns minutos.

Todo o universo vibra numa cadência, temos que ritmar nossa respiração para entrar em sintonia com o cosmo. A respiração bem feita livra o homem de doenças como ansiedade, uma respiração curta e superficial traz sentimentos como insegurança, raiva e medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário