sábado, 6 de agosto de 2011

Conheça a lista dos 7 alimentos considerados vilões da saúde


Nesta sexta-feira (05) é o Dia Nacional da Saúde e a oportunidade ideal para conhecer melhor os alimentos inimigos do bem-estar. Eles são tentadores e fazem parte da alimentação de muitos brasileiros. É difícil resistir aos doces, aos refrigerantes, ao churrasco e aos biscoitos recheados. Mas, segundo a nutricionista Thais Souza, esses alimentos devem ser evitados ao máximo. Confira a lista que Thais preparou com os sete piores alimentos para serem consumidos.



O problema do açúcar, em especial o refinado, é que ele é 100% calórico, sem valor nutricional
Açúcar

O problema do açúcar, em especial o refinado, é que ele é 100% calórico, sem valor nutricional. O açúcar ou a sacarose é um carboidrato formado por glicose e frutose, é conhecido por sua característica de palatabilidade que torna os alimentos saborosos. Porém, quando o açúcar é consumido em excesso, é armazenado sob a forma de triglicérides, aumentando o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, por ser calórico, estimula o ganho de peso, podendo levar à obesidade e com ela aumentar o risco de diabetes, hipertensão e dislipidemias.

Refrigerante

Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações do tipo cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar, podendo contribuir para o ganho de peso, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Vale lembrar que o consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, os sucos e os chás naturais.

Caldos e temperos industrializados 

São produtos que contêm altos teores de sódio e glutamato monossódico. O sódio, se consumido além dos limites diários recomendados, pode levar ao desenvolvimento da hipertensão ou piorar o problema se ele já existe. Estudos têm mostrado que o corpo usa glutamato, como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro. O consumo de glutamato tem sido associado com dificuldades de aprendizado, Alzheimer, Parkinson e câncer.


Além das gorduras, esses biscoitos são ricos em açúcar o que pode levar ao ganho de peso
Refeições prontas congeladas 

São ricas em gordura saturada, que promove aumento do nível de colesterol, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.  Elas também possuem sódio, que quando consumido em excesso, pode ocasionar aumento da pressão arterial.

Biscoito recheado 

Os biscoitos recheados contêm boa quantidade de gorduras saturadas, o que favorece o aumento do LDL, conhecido como "colesterol ruim", e a diminuição do HDL, considerado o "colesterol bom". O desequilíbrio nas taxas de colesterol é fator de risco para o surgimento de graves doenças cardiovasculares. Além das gorduras, são ricos em açúcar o que pode levar ao ganho de peso.

Frituras 

A fritura, mesmo sendo realizada com óleos vegetais de boa qualidade, os transforma em uma gordura com uma qualidade nutricional que deve ser eliminado da alimentação. A fritura faz com que ocorram alterações químicas no óleo utilizado, deixando de ser uma fonte de gordura insaturada (no caso dos óleos vegetais), fundamental para nossa saúde, dando lugar a uma gordura chamada de gordura saturada, que em excesso pode causar diversas doenças. A fritura pode também promover a formação da gordura trans, que é uma gordura que está diretamente relacionada com o aumento de doenças cardiovasculares e com a piora do quadro de saúde de uma maneira geral. Além disso, a fritura pode promover a formação de uma substância chamada acroleína, que é altamente cancerígena.

Churrasco 

Durante a preparação, a fumaça do carvão libera substâncias com alto potencial cancerígeno.

Fonte: Vida Saudável ( A Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário