quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tintura. Pintar cabelo ou alisar pode prejudicar o feto nos três primeiros meses


Fique distante das tinturas e proteja seu bebê da leucemia

Segundo pesquisa, pintar cabelo ou alisar pode prejudicar o feto nos três primeiros meses



As futuras mamães que não dispensam as tinturas e os alisantes no período da gravidez devem ficar alerta. Uma pesquisa recente mostrou que essas duas atitudes durante os três primeiros meses de gestação aumentam em 1,8% as chances de o bebê desenvolver leucemia até os dois anos de idade. A conclusão é do primeiro estudo epidemiológico brasileiro que analisou por mais de 10 anos o assunto.

O trabalho, desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), investigou 650 mães em quase todas as regiões do país, exceto a Norte.

Das 231 mulheres cujos filhos tiveram leucemia, 35 (ou 15,2%) usaram produtos químicos no cabelo no primeiro trimestre da gravidez. Entre as 419 mães selecionadas (do total de 650), 41 (ou 9,8%) utilizaram tinturas no mesmo período.

Cuidado extra
Mesmo sem conhecer a pesquisa, mas já atenta as informações de que os tratamentos químicos podem ser prejudiciais para o feto, a gerente financeira Luciana Nery, 32 anos, tomou alguns cuidados para manter as madeixas loiras nos nove meses de gestação da primeira filha, hoje com 37 dias. As luzes foram feitas no quarto mês de gravidez, porém mais distantes da raiz. "Assim que fiquei grávida foi uma das primeiras perguntas que fiz à médica. Fiquei um pouco preocupada com a vaidade".

Essa também é a recomendação da dermatologista Juliana Drumond. "Um reflexo feito com touca sem encostar no couro cabeludo é uma opção, mas mesmo dessa maneira antes dos três meses a gente não permite fazer nada, porque nesse período ocorre a formação dos órgãos da criança".

Já os alisantes são contraindicados por serem mais tóxicos em toda a gravidez. Em relação às colorações, a dermatologista não indica, principalmente, as que contêm chumbo, que podem causar problemas ao recém-nascido.

De acordo com o oncologista Carlos Magno - que ainda não teve acesso à pesquisa - os resultados podem ajudar na comprovação de informações já conhecidas, mas sem conclusões científicas.

Atenção ao uso de vitaminas

Além da atenção extra com a tintura, o obstetra e professor da Ufes Henrique Zacarias ressalta que nos três primeiros meses de gestação até o consumo de vitaminas em cápsulas possui limitações de uso. Ele pondera que o ácido fólico deve ser consumido, mas com orientação médica.

"Assim que fiquei grávida, uma das primeiras perguntas que fiz foi sobre o uso da tintura", Luciana Nery, Gerente Financeira.

Laila Magesk
http://gazetaonline.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário