quinta-feira, 28 de julho de 2011

mulher de fases. A montanha-russa de sentimentos causadas pelos hormônios

A montanha-russa de sentimentos causadas pelos hormônios
Aprenda a conviver com o vaivém hormonal durante o mês


O sobe e desce dos hormônios pode transformar você em três mulheres diferentes: carinhosa, sexual e neurótica. Mas é possível conviver bem com essa oscilação

Mulheres são inconstantes. Um dia, abrem o armário e dizem que não têm nada pra vestir. Só falta sentarem e chorar. No outro, colocam a primeira roupa que aparece e saem na rua se sentindo verdadeiras divas, superconfiantes. Dependendo da fase, são compreensivas e amigas, mas, no outro extremo, brigam até com a sombra. Mas, afinal, o que causa esse sobe e desce dos ânimos femininos? O segredo está no ciclo menstrual.

Muitas mulheres não sabem, mas, durante todo o mês, passam por fases de predominância de certos hormônios, que interferem no comportamento e no humor. Estrogênio, androgênio e progesterona se revezam em picos hormonais, que podem transformá-las em deusas da sedução, ou em feras, prontas para atacar.

De acordo com a professora de ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Maria Angelica Belonia, do 1º ao 14º dia do ciclo menstrual, as mulheres geralmente são mais comunicativas e abertas. "Já no período de ovulação, devido à maior presença de androgênio, hormônio masculino, elas entram em uma fase mais sexual, na qual estão mais receptivas aos companheiros".

Por fim, após a ovulação, elas entram em um período de introspecção, em que ficam mais emotivas, instáveis e propensas à irritabilidade, devido aos picos de progesterona. É a chamada tensão pré-menstrual (TPM). Essa fase "neurótica" só tem fim quando chega a menstruação recomeça todo o ciclo.

Exercício físico controla a TPM

É claro que não é fácil ter controle sobre os altos e baixos que acontecem todo mês. Mas a ginecologista Maria Angelica Belonia dá dicas para atenuar os efeitos dessa gangorra hormonal. "O segredo é conhecer essas fases e aprender a lidar com elas. Fazer exercícios físicos, por exemplo, ajuda a diminuir os sintomas da TPM ", orienta.

Tire o melhor de cada fase

Fase 1 - Carinhosa
Estrogênio: Do 1º ao 11º dia do ciclo, o poder de atração da mulher cresce, devido à maior presença de estrogênio. Esse período é ideal para conhecer pessoas e iniciar projetos, já que a autoestima está nas alturas

Fase 2 - Sexual
Androgênio: Durante a ovulação, os picos de androgênio, hormônio masculino, fazem com que a disposição para o sexo aumente. A energia cresce também no trabalho, em casa e até na academia.

Fase 3 - Neurótica
Progesterona: Essa fase é conhecida como TPM. A mulher tende a ficar mais irritada, triste e carente. Fazer exercícios e evitar estimulantes, como café e chá preto, ajudam a diminuir sintomas.


Lorena Fafá
A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário