domingo, 3 de abril de 2011

Cirurgias plásticas entre os homens aumentou 500% em 5 anos


Eles também são loucos por plástica

Houve um aumento de 500%, em 15 anos, no número de homens que buscam a cirurgia para se sentir melhor



Eles ainda são minoria nos consultórios e clínicas de estética. Mas se comparado há 15 ou 20 anos, o aumento da vaidade e do interesse por cirurgias plásticas entre os homens é surpreendente e reflete uma mudança de comportamento. Hoje, eles representam 14% dos pacientes que buscam as intervenções cirúrgicas para cuidar da saúde e da aparência, quantidade 500% maior do que em 1996, quando o percentual era de apenas 3%.

O preconceito, segundo os marmanjos que se submeteram a algum procedimento, ainda existe, mesmo que bem menos do que no passado. Mas o apelo pela beleza da sociedade e da mídia pode ter influenciado na mudança de comportamento.

O membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ariosto Santos acrescenta que o desenvolvimento de novas técnicas e produtos também aumentou o interesse do público masculino. "O homem não se sente mais constrangido em procurar um tratamento estético. Hoje, os adolescentes e os homens na faixa dos 30, 35 anos, são os que mais procuram as cirurgias", diz.

Preferências
Lipoaspiração, nariz, redução de mamas, pálpebras, papadas, face e implantes de cabelo estão entre os procedimentos mais procurados, de acordo com Ariosto Santos. As cirurgias, no entanto, respeitam a faixa etária e as diferentes necessidades do homem em cada fase da vida.

Entre os jovens, por exemplo, têm sido comuns as cirurgias de mama - por alteração hormonal ou acúmulo de gordura -, as de nariz e as de "orelha de abano".

Já entre os mais maduros, a busca é por melhorar a apresentação pessoal e continuar competitivo tanto no campo afetivo, quanto no campo profissional. "São comum cirurgias de face e pálpebras, além da lipoaspiração", destaca Santos.

O engenheiro Allan Tristão, de 31 anos, apesar de nunca ter sido complexado, resolveu fazer uma lipoaspiração na barriga, há pouco mais de 40 dias. E não se arrepende nem um pouco. "Alguns amigos até se animaram para fazer também", conta.

Já o cabelereiro Gildo Rodrigues de Souza, de 39 anos, prefere manter-se longe da cirurgia, mas nem por isso deixa de ser vaidoso. "Faço reflexo nos cabelos há mais de 17 anos. Também faço unha e sobrancelha. Não consigo mais viver sem isso".


 [A Gazeta - Anny Giacomin]

Cirurgia plástica no homem

Há uma crescente procura pela cirurgia plástica estética pelos homens. A onda metrossexual, a longevidade conquistada pelos avanços da medicina moderna e a necessidade de ter uma aparência mais saudável e jovial no competitivo mercado de trabalho foram os principais responsáveis pelo aumento da freqüência dos homens nos consultórios de cirurgia plástica.

As cirurgias mais realizadas são: nariz, pálpebras, lipoaspiração, implante de cabelos, orelha abano, aumento de queixo e face. Existe implante de silicone também para a ala masculina, pode-se aumentar e definir melhor a região peitoral, abdominal, braços (bíceps), panturrilhas e glúteos. Alguns destes implantes de silicone foram especialmente desenvolvidos para os homens, geralmente quem mais os utilizam são esportistas com idade entre 20 e 35 anos que têm dificuldade de desenvolver a musculatura.



As diferenças e as particularidades em relação à cirurgia plástica na mulher são: os homens têm o liminar de dor menor, ou seja, são mais sensíveis a estímulos dolorosos e necessitam de mais analgésico no pós-operatório; têm maior tendência ao sangramento durante a cirurgia (são mais comuns hematomas em homens); têm menor tempo disponível para afastar-se de suas atividades profissionais no pós-operatório e são menos exigentes e mais satisfeitos com o seu novo visual.

Além da cirurgia plástica, eles recorrem à medicina estética com os mesmos objetivos, sem necessitar alterar sua rotina e seu trabalho, são freqüentes o uso de toxina botulínica, bioplastia, cremes esfoliantes e outros diversos tratamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário