sábado, 23 de abril de 2011

Canoa vira e causa a morte de 6 crianças, todos da mesma família

Todas as vítimas eram de uma mesma família; a mãe de 3 delas sobreviveu


Lago do povoado de Piquizeiro, local do naufrágio
O naufrágio de uma canoa no município de Lago Verde, distante 310 quilômetros de São Luís (MA), provocou uma tragédia. Seis crianças, com idades entre 7 meses e 12 anos, morreram no acidente. Todas eram de uma mesma família, que se deslocava por um lago do povoado Piquizeiro, a 28 quilômetros da sede do município.

Segundo informações da Rádio Mirante AM, as vítimas viajavam para Vila São Francisco, no município de Bacabal, em uma canoa construída para transportar três pessoas, mas havia quatro adultos e nove crianças a bordo. A hélice do motor quebrou, o barco girou no meio do lago, e ficou à deriva na correnteza até virar. Apenas um dos adultos sabia nadar.

O resgate das vítimas e dos corpos das seis crianças mortas foi feito por populares, porque as equipes de resgate só chegaram ao local cerca de uma hora após a canoa virar, por causa da dificuldade de acesso.

No naufrágio morreram os irmãos Elaine, de 7 meses; Wesley Henrique, 2, e Erisvan Martins Ribeiro, 4, e mais três de seus primos: Franciel Martins Lima, 8; Andressa Gomes Costa, 11; e Ronilson dos Santos, 12. A mãe das três crianças menores, Deusilene, 24, estava a bordo e sobreviveu. Outra vítima, Ronilson, filho de Josimar Martins Silva, 36, que conduzia a canoa, também sobreviveu. (AE)

Resgate por moradores

O resgate das vítimas e dos corpos das seis crianças mortas foi feito por moradores da região, porque as equipes de resgate só chegaram ao local cerca de uma hora após o acidente por causa da dificuldade de acesso ao local. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros finalizaram as operações de busca. "Muitos pegaram suas canoas para ajudar a família que sofreu o acidente", disse o soldado Antônio Silva Cajado, da PM.

Seis crianças que morreram em naufrágio são sepultadas no MA
Cerimônia foi realizada no povoado de Pequizeiro, em Lago Verde. Barco em que estavam virou com 13 pessoas; sete sobreviveram.


As seis crianças que morreram afogadas no Lago do Pequizeiro, afluente do Rio Mearim, na manhã desta sexta-feira (22), foram sepultadas no cemitério municipal no povoado de Pequizeiro, em Lago Verde (MA), às 10h30 deste sábado (23). Elas estavam em um barco que a transportavam da cidade de Lago Verde para Bacabal (MA).

Outras sete pessoas que também estavam na embarcação conseguiram escapar com vida e foram retiradas da água por moradores e pescadores locais. Segundo o Corpo de Bombeiros, todas as pessoas eram da mesma família e se preparavam para passar o feriado da Páscoa com familiares e amigos na região.

Segundo José Raimundo Machado, 48 anos, líder comunitário de Lago Verde, alguns moradores viram quando a embarcação começou a girar no meio da correnteza e pediram socorro pelas vítimas. Machado disse ao G1 que conseguiu retirar o corpo de uma das vítimas do fundo do rio. "O barco virou quando bateu em um toco de madeira. Mergulhamos e conseguimos achar o corpo de uma das crianças, mas infelizmente sem vida. Toda a operação para tentar socorrer as vítimas e achar os corpos se prolongou até perto das 14h. Foram quase seis horas tentando ajudar as vítimas."

O pescador José Carneiro, 49 anos, disse que conseguiu resgatar quatro pessoas com vida. "Coloquei duas mulheres, uma criança e um rapaz. Todos vivos. Infelizmente também levei para fora do lado um bebê morto". Carneiro afirmou ainda que outro colega conseguiu salvar mais três pessoas.
As crianças que morreram tinham entre 7 meses e 12 anos de idade.

Glauco Araújo - Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário