quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Espremer espinha pode trazer sérias complicações

Especialistas alertam que hábito nem sempre é tão inofensivo quanto parece





Espremer aquela espinha inflamada, que tanto incomoda no rosto, parece uma atitude inofensiva, mas na verdade, pode até te levar para o hospital. O filho do governador Renato Casagrande, Victor Fernandes Casagrande, de 18 anos, foi internado no último sábado devido a uma infecção no rosto causada por espinha. Ele foi tratado à base de antibióticos e passa bem.

O dermatologista Denis Ottoni alerta que o contato da unha com o ponto inflamado no rosto pode provocar doenças graves, como meningite e encefalite. "Debaixo da unha, pode haver bactérias, principalmente, estafilococos. Se essa bactéria entrar numa espinha situada na região central do rosto, na base do nariz, pode formar um abcesso (furúnculo) e cair nos vasos venosos ou no sistema linfático e, daí, pode chegar ao cérebro", explica o médico.

Inflamações
Outros resultados podem ser inflamações locais, segundo o dermatologista Marcelo Lourega. "É a chamada celulite. A inflamação começa com uma mancha vermelha na espinha e vai se espalhando ao redor da lesão. Procedimentos dentários mais invasivos, como um canal, também podem levar a um quadro de internação em caso de infecção bacteriana na cavidade oral", afirma Lorega.

Portanto, o melhor é deixar a espinha seguir seu processo natural. Nunca mexa e procure um especialista. "Toda acne precisa ser tratada com os cuidados de um dermatologista ou por uma pessoa competente indicada por ele. Quem frequenta um esteticista que não utiliza material esterilizado também pode ter complicações", completa Denis Ottoni. (Daniella Zanotti)


Fique por dentro


Acne: o sebo, substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas, atua como lubrificante natural da pele. Quando produzido em excesso pode obstruir o canal de escoamento das glândulas, inflamando-as, o que causa o surgimento de cravos e espinhas. A acne pode ser leve, apenas com o surgimento de cravinhos na pele, ou pode chegar a níveis mais graves, com pequenos nódulos ou cicatrizes.

Infecção: 
a unha suja em contato com o ponto inflamado no rosto pode resultar em inflamações locais - celulite, com febre e dor - ou mesmo doenças graves que podem levar à internação, como meningite e encefalite. A principal regra é não espremer e procurar um dermatologista

Tratamentos: será definido de acordo com o estágio da doença, o tipo de pele e a idade do paciente. São utilizadas medicações para uso diretamente na pele, e, nos casos mais graves, é feito o uso de antibióticos e medicamentos via oral, como o Roacutan.



A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário