domingo, 5 de dezembro de 2010

Encontre tempo para ajudar e mude sua vida

Hoje é Dia Internacional do Voluntário. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo incentivar a prática do voluntariado pelo mundo. Ações de pessoas como Viviane Broedel, 28, que é voluntária desde os 19 anos e já fez trabalhos com quem precisa até na Amazônia.

Com suas histórias de superação (ela antes sofria de síndrome do pânico), Viviane conseguiu sensibilizar muita gente. "O trabalho voluntário muda a nossa vida e a das pessoas que recebem nossa generosidade", garante ela.

O mesmo diz o psicanalista Ítalo Campos. Ele concorda que o trabalho voluntário traz ganhos para todos os envolvidos. "Quem se doa, ganha do ponto de vista psíquico; ganha apaziguamento; ganha em ter um sentimento de irmandade, de coletividade. Isso pode gerar um conforto estrutural", explica.

E isso os Especialistas do Riso conhecem. O projeto existe há 15 anos e já formou mais de 400 voluntários. "A gente aprende que pequenas ações somadas transformam-se em grandes ações. Podemos começar dentro de casa com responsabilidade social, amor ao próximo, respeito pelo outro", explica Rose Simões, fundadora do projeto que espalha alegria.  (Elaine Vieira)

Como participar
1 - Não somente quem é especialista em alguma coisa. O que você faz bem pode fazer bem a alguém

2 - Voluntariado é uma boa oportunidade de viver novas experiências e conhecer outras realidades

3 - Trabalho voluntário é uma via de mão dupla. O voluntário doa sua energia, mas ganha em troca contato humano e satisfação de se sentir útil

4 - Voluntariado é ação. Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir

5 - Voluntariado é escolha. As formas de ação são tão variadas quanto as necessidades da comunidade

6 - Cada um é voluntário a seu modo. Não há fórmulas nem modelos a serem seguidos. Olhe em volta e arregace as mangas

7 - Voluntariado é compromisso. Cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas cada compromisso assumido é para ser cumprido

8 - A ação voluntária contribui para ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida

9 - Voluntariado é uma ferramenta de inclusão social.

10 - Voluntariado é um hábito do coração e uma virtude cívica

Fonte: portaldovoluntario.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário