segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Respirar: o remédio mais simples e eficiente para garantir uma vida saudável.

Respire fundo. Encha os pulmões. Segure o ar por pelo menos três segundos. Agora pode ir inspirando aos poucos. Se você seguiu esta dica, foi capaz de oxigenar boa parte do seu organismo, fazendo com que o ar passasse pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, pulmões, bronquíolos, alvéolos e finalmente às células para serem espalhados por todo o corpo.

Pode parecer uma tarefa corriqueira, mas absorver o oxigênio e eliminar gás carbônico por meio da respiração é uma função vital e, se feita de maneira errada, pode trazer uma série de problemas para a nossa saúde. Por isso, na quarta reportagem da série sobre como os cinco elementos da natureza podem deixar sua vida mais saudável, abordaremos o elemento Ar.

foto: Divulgação/CSJ


O ar é um dos elementos mais importantes para a manutenção da vida de qualquer espécie. Para os cientistas, este elemento representa uma mistura de gases presentes na atmosfera terrestre e é composto (em massa) por nitrogênio, oxigênio, gases nobres, gás carbônico na forma de dióxido de carbono, vapor de enxofre e poeira. Para os místicos, o ar é visto como um sistema de trocas e relação do interior com o exterior.

Respiração

Quando se fala em ar, logo se pensa na respiração. Segundo especialistas de diversas correntes como o ioga, a antroposofia e a medicina tradicional, respirar corretamente é o remédio mais simples e eficiente para garantir uma vida saudável. No entanto, temos respirado de errada.


Com mais oxigênio, as células trabalham melhor, garantindo a boa atividade de todas as funções orgânicas. Além dessa qualidade básica, a boa respiração traz outras vantagens, como desacelerar os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial, diminuir a ansiedade e as respostas orgânicas ao estresse. Portanto, não é a toa que quando estamos diante de uma situação estressante é preciso parar e respirar fundo, dando tempo do organismo se acalmar para não tomarmos decisões precipitadas

Respirando corretamente é possível até emagrecer, como garante o autor do livro "A Terapia da Respiração - Relaxterapia", o clínico geral e homeopata, Eduardo Lambert. "Precisamos do oxigênio porque ele é um ingrediente indispensável para transformar em energia os carboidratos, gorduras e proteínas dos alimentos que ingerimos, criando o combustível que mantém as células funcionando. Não basta comer. Tem que queimar os açúcares e gorduras, o que, portanto, respirar corretamente emagrece".

Estética e Beleza

Mas calma. Não pense que os benefícios do ar para a nossa saúde estão restritos apenas à respiração. O oxigênio virou vedete das clínicas de estética e beleza proporcionando aos homens e mulheres atenuarem as estrias, cicatrizes, celulites e marcas de expressão.

A chamada "Terapia do Oxigênio Puro" repõe o oxigênio perdido e outros ingredientes ativos que reestruturam e reafirmam pele, diminuindo visivelmente as linhas e marcas do tempo. As aplicações são feitas com micro agulhas que, em segundos, injetam o gás diretamente no local desejado. Os resultados são imediatamente visíveis, mas para alcançar um efeito mais eficaz é necessário pelo menos seis sessões da terapia que vem acompanhada de uma série de recomendações e conselhos dos esteticistas. Seguindo tudo à risca, a promessa de rejuvenescimento da pele de dentro para fora terá um efeito mais duradouro.


Carboxiterapia ajuda a queimar gordura localizada

Carboxiterapia ajuda a queimar gordura
 localizada
Se o problema é flacidez, há também a "Terapia do Gás Carbônico" ou a carboxiterapia, que consiste na aplicação de gás carbônico através de infusão nos tecidos com pressão controlada. Esta terapia se baseia em dois mecanismos: vasodilatador (aumenta o fluxo de oxigênio para os tecidos ao melhorar a circulação no local da aplicação e queima mais gordura, cicatriza melhor e produz mais colágeno) e distensor (leva a uma retração do tecido distendido e consequente melhora da flacidez).

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário