sábado, 23 de junho de 2012

Meditação torna a criança mais confiante. Prática melhora a autoestima e o humor


Meditação torna a criança mais confiante. Prática também melhora a autoestima e o humor dos pequenos

Criança e silêncio são duas palavras que, aparentemente, não combinam, não é mesmo? Os pequenos normalmente gostam de brincar, falar alto e parecem estar sempre ligados em uma tomada de 220 volts. Mas muitos pais encontraram na meditação infantil uma solução para problemas de ansiedade e até hiperatividade dos filhos.

O psicólogo e terapeuta familiar, Claudio Miranda, explica que há um pensamento errôneo de que, por serem pequenas, as crianças não vão conseguir ficar quietas e desfrutar o silêncio da meditação, mas ele garante que quanto mais cedo elas tiverem acesso à prática, mais rapidamente vão se beneficiar dela.

"A meditação torna a criança, gradualmente, mais tranquila, autoconfiante e segura de si. Os medos que elas tinham vão se tornando cada vez mais distantes e menos intensos", garante o terapeuta.

Além disso, ele observa que a prática melhora significativamente a autoestima e o humor. "Se ela tiver um comportamento agressivo ou de enfrentamento demasiado a cada meditação se tornará mais tranquila. Com a meditação a criança assume uma postura de equilíbrio interior sem se tornar boba, passiva ou sem autodefesa", explica Claudio.

Mais sociável

A funcionária pública Karla Mariano Zippinotti, mãe de Pedro Mariano, 9, conta que o filho faz meditação há mais de um ano. De lá para cá, ela percebeu mudanças significativas no comportamento do filho.

"A primeira coisa que eu notei foi uma melhora na socialização. Antes, ele não gostava nem de ir à escola. A meditação também melhorou a capacidade de concentração, diminuiu a agitação, e o Pedro tornou-se uma criança visivelmente mais tranquila", conta.

Ommmm...


Tranquilidade
Crianças agitadas
O primeiro benefício que a meditação traz para os pequenos é a tranquilidade. Crianças muito
agitadas, ou hiperativas, costumam ser muito beneficiadas pela prática

Autoconfiança
Autoconhecimento
Meditar ajuda a criança a conhecer-se melhor e a adquirir mais confiança em si

Autoestima
Confiança
Mais autoconfiantes, as crianças também se livram  de problemas e passam a ter mais autoestima

Equilíbrio
Dentro de si
Com a meditação, os pequenos conseguem alcançar o equilíbrio interior

Socialização
Mais amigos
Outro benefício da meditação é ajudar a criança a ter uma melhor socialização. Assim, ela interage melhor com os amiguinhos

Medos
Acabam aos poucos
A prática também é capaz de afastar medos e inseguranças infantis. É claro que isso não acontece de uma hora para a outra. Aos poucos, os pequenos tornam os medos mais distantes e menos intensos

Idade
A partir de 1 ano
A partir de 1 ano de idade, os pequenos podem começar a praticar meditação. O psicólogo explica que, quanto antes a criança iniciar a prática, melhor ela vai lidar com as diversas situações que a vida apresentar

Concentração
Atenção
Crianças com déficit de atenção e hiperatividade tendem a usufruir muito dos benefícios da meditação. Ela aumenta os níveis de atenção e concentração

Rendimento escolar
Melhora
Com mais concentração, a criança consegue ter mais atenção às aulas, e garante melhores resultados na escola

A Gazeta - Lorena Fafá

Nenhum comentário:

Postar um comentário