domingo, 15 de janeiro de 2012

Seis dicas para manter seu cérebro saudável

Confira algumas medidas que possibilitam a diminuição do risco de doenças no cérebro

foto: Divulgação

O estudo aumenta a "reserva cerebral"
Tão importante quanto cuidar da saúde do corpo na correria do dia a dia é cuidar da saúde do cérebro. Trabalho, estudo, família... São tantas coisas para pensar e memorizar que deixam o órgão cansado. A pedido do Canal Vida Saudável, o médico neurologista Renan Domingues, professor da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), cita dicas que são indispensáveis para manter a boa saúde do seu cérebro e evitam que ele falhe em suas funções.

1 - Alimente-se adequadamente: uma dieta repleta de vegetais de cores variadas, intercalando carnes brancas com carnes vermelhas e evitando gorduras, açúcar e sal em excesso, não apenas protegerá o cérebro, mas também todos os outros órgãos do corpo. Em caso de dificuldade em seguir um padrão saudável de dieta, procure um profissional da área. Mantenha intervalos regulares entre as refeições, não passe muitas horas sem se alimentar e dê preferência aos alimentos orgânicos. Tome cuidado com a qualidade sanitária dos alimentos que você ingere. Os alimentos podem conter parasitas que afetam a saúde do cérebro.

2 - Faça exercícios regularmente: os exercícios ajudam a melhorar a circulação de sangue para o seu cérebro e, além disso, ajudam a controlar o estresse, previnem dores de cabeça e trazem muito prazer e alegria. Não esqueça de fazer uma avaliação física antes de iniciar com os exercícios e, de preferência, pratique as atividades com acompanhamento profissional.

3 - Mude hábitos de vida: cigarro, jamais! Além dos males que o cigarro provoca aos pulmões, ao coração e à sua vida sexual, ele pode também produzir doenças no cérebro. Faça tudo que estiver ao seu alcance para prevenir ou abandonar esse hábito fatal. Bebidas alcoólicas só em pequenas quantidades. Uma dose ao dia pode ser benéfica. Mas não podemos esquecer que o álcool é uma armadilha. Os indivíduos suscetíveis a ela se tornam dependentes e, ao beber em excesso, causarão da
foto: Divulgação

Além dos males que o cigarro provoca aos pulmões, ao coração e à sua vida sexual, ele pode também produzir doenças no cérebro
nos definitivos ao cérebro, sem falar nos acidentes automobilísticos que podem deixar sequelas neurológicas definitivas. Tenha uma rotina de horários de sono bem equilibrada e qualquer dificuldade deve ser rapidamente corrigida, se preciso, com a ajuda de um especialista.

4 - Leia e estude: o estudo aumenta a "reserva cerebral". Amplie o máximo que puder essa "reserva". Leia muito, cultive e desenvolva o prazer da leitura, faça cursos, informe-se das coisas, acompanhe os noticiários e faça jogos que estimulem o raciocínio. Encoraje as crianças a ler desde cedo. Internet e televisão não são essencialmente ruins, mas abdicar da leitura para hipertrofiar o indivíduo exclusivamente no universo tecnológico e digital reduz muito o horizonte do futuro cérebro adulto.

5 - Evite a automedicação: medicamentos analgésicos em excesso podem piorar as dores de cabeça e calmantes em excesso podem causar problemas de memória. Nada substitui uma orientação médica adequada.

6 - Controle o estresse: evite aborrecer-se desnecessariamente, e procure não ter uma agenda de compromissos extremamente carregada. Ser ativo é ótimo, mas deixar o lazer e descanso de lado é péssimo. Aceite as coisas que não podem ser mudadas e cultive as coisas boas da vida com equilíbrio e sabedoria. Mas, se mesmo assim, você tiver dificuldade em controlar sua irritação, tristeza, dificuldade de dormir, falta de motivação, angústia, ou houver qualquer outro sintoma que indique a sua vida emocional não vai bem, um profissional da área poderá ajudá-lo.


gazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário