A presença de furúnculos, fístulas ou úlceras são sempre motivo para ir para o especialista que deve diagnosticar e tratar este surto e impedir que ele pode afetar outros órgãos.
-Às vezes a causa de ficar careca no couro cabeludo ou na barba, em muitos casos, a causa pode estar em um dente doente.
-Se temos dores articulares e musculares, sem encontrar a causa e suspeitamos que os dentes e as gengivas não estão certo, temos que fazer-se um check-up dentário, incluindo uma radiografia panorâmica.
-Às vezes, temos dificuldade em ver, mas alguns problemas no organismo tem demonstrado a sua estreita relação com a patologia dental.
"Bem, nós sabemos que o coração, os pulmões e o trato geniturinário podem ser afetados por um surto de infecção dentária ou goma.
A Organização Mundial da Saúde alerta para complicações de um dente doente e avisa da sua relação com outras doenças. Esta é uma questão que não é dada a importância que merece, tanto do ponto de vista médico e odontológico. As duas patologias mais importantes dos dentes são cárie e doença periodontal (ambos etiologia bacteriana). Se não tratada adequadamente pode ficar complicado por focos primários ou infecção focal. A infecção focal é caracterizada pela presença de um foco séptico, que pode ser localizado na região dental e irradiam para outras partes distais ou sistêmicos, o que impõe a diagnosticar adequadamente a tempo para tratá-lo e eliminá-lo.
Assim, um processo infecciosa crônica, geralmente localizada na região dentária, pode produzir uma expressão metafocal, que é um quadro patológico remoto autêntico. Estes sinais e sintomas são geralmente vistos com mais freqüência nas regiões oculares (uveíte, ceratite, conjuntivite, etc), articulações (reumatismo articular) e coração (endocardite subaguda) no sistema hematológico (anemia e leucopenia) e outras áreas anatômicas.
Lesões podem originar um foco principal na cavidade oral:
- Afecções pulpares
- Granulona Apical (Granuloma periapical, Periodontite apical crônica).
- Cisto periapical-
- Doença Periodontal
- Pericoronitis
- Alvéolo-infecção residual.
Manifestações distância de um foco primário de origem odontogênica podem ser:
- Endocardite Bacteriana: bactérias entram na corrente sanguínea e pode causar endocardite bacteriana em pacientes com doença valvular anterior.
- Artrite reumatóide, e febre reumática: A artrite reumatóide é de causa desconhecida. As pessoas que têm isso, têm um alto título de anticorpos para beta hemolítico do grupo A. streptococcus
- Sistema nervoso central: abcessos cerebrais podem resultar de uma bacteremia transitória.
- Doença Geniturinário: A via de transmissão é geralmente através de hematina por embolização. Parece que as infecções orais aumentam a predisposição para a nefrite, pyelitis, cistite, prostatite e abcessos nos rins.
- Doença Lung: embolia séptica induzida por infecções odontogênicas podem causar diferentes processos da doença nos pulmões, assim como o seguinte, depois que o coração, para absorver patógenos orais.
- Doenças de pele: As mais comuns estão relacionados a alterações do couro cabeludo, especialmente alopecia areata. Esta perda de cabelo também pode se manifestar na barba, bigode e sobrancelhas.
- Doenças oftálmicas: O mais comum é o iridouveítis; embora também possam aparecer retinopatia, glaucoma e perturbações secretoras lacrimais.
CONCLUSÃO: Suspeitando de uma doença focal de origem dental, proceder primeiro ao diagnóstico correto (radiografia panorâmica, periapical Rx, CT, biópsia ...) e após o tratamento do foco primário odontogênica para resolver o problema, quando, após a terapia específica (que consiste em remover o foco que, sem afetar o dente é necessário, mas se isso não for possível, proceder para extrair o dente causando o processo séptico).
Dr. Vicente R. López Martín
centrodental31deagosto. com
Nenhum comentário:
Postar um comentário