quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Os riscos das cáries no organismo

Um dente doente ameaça todo organismo.

É muito importante ter dentes e gengivas saudáveis. Nós não estamos cientes das consequências que podem ter complicações infecciosas de cárie e doença periodontal. Só nos lembramos quando dentes ou gengivas sangram completamente. Assim que parar de doer ou sangrar, vamos parar de nos preocupar não sabendo que, sem ser tratados, as complicações são maiores.

A presença de furúnculos, fístulas ou úlceras são sempre motivo para ir para o especialista que deve diagnosticar e tratar este surto e impedir que ele pode afetar outros órgãos.

-Às vezes a causa de ficar careca no couro cabeludo ou na barba, em muitos casos, a causa pode estar em um dente doente.

-Se temos dores articulares e musculares, sem encontrar a causa e suspeitamos que os dentes e as gengivas não estão certo, temos que fazer-se um check-up dentário, incluindo uma radiografia panorâmica.

-Às vezes, temos dificuldade em ver, mas alguns problemas no organismo tem demonstrado a sua estreita relação com a patologia dental.

"Bem, nós sabemos que o coração, os pulmões e o trato geniturinário podem ser afetados por um surto de infecção dentária ou goma.

A Organização Mundial da Saúde alerta para complicações de um dente doente e avisa da sua relação com outras doenças. Esta é uma questão que não é dada a importância que merece, tanto do ponto de vista médico e odontológico. As duas patologias mais importantes dos dentes são cárie e doença periodontal (ambos etiologia bacteriana). Se não tratada adequadamente pode ficar complicado por focos primários ou infecção focal. A infecção focal é caracterizada pela presença de um foco séptico, que pode ser localizado na região dental e irradiam para outras partes distais ou sistêmicos, o que impõe a diagnosticar adequadamente a tempo para tratá-lo e eliminá-lo.

Assim, um processo infecciosa crônica, geralmente localizada na região dentária, pode produzir uma expressão metafocal, que é um quadro patológico remoto autêntico. Estes sinais e sintomas são geralmente vistos com mais freqüência nas regiões oculares (uveíte, ceratite, conjuntivite, etc), articulações (reumatismo articular) e coração (endocardite subaguda) no sistema hematológico (anemia e leucopenia) e outras áreas anatômicas.

Lesões podem originar um foco principal na cavidade oral:

  • Afecções pulpares
  • Granulona Apical (Granuloma periapical, Periodontite apical crônica).
  • Cisto periapical-
  • Doença Periodontal
  • Pericoronitis
  • Alvéolo-infecção residual.


Manifestações distância de um foco primário de origem odontogênica podem ser:


  • Endocardite Bacteriana: bactérias entram na corrente sanguínea e pode causar endocardite bacteriana em pacientes com doença valvular anterior.
  • Artrite reumatóide, e febre reumática: A artrite reumatóide é de causa desconhecida. As pessoas que têm isso, têm um alto título de anticorpos para beta hemolítico do grupo A. streptococcus
  • Sistema nervoso central: abcessos cerebrais podem resultar de uma bacteremia transitória.
  • Doença Geniturinário: A via de transmissão é geralmente através de hematina por embolização. Parece que as infecções orais aumentam a predisposição para a nefrite, pyelitis, cistite, prostatite e abcessos nos rins.
  • Doença Lung: embolia séptica induzida por infecções odontogênicas podem causar diferentes processos da doença nos pulmões, assim como o seguinte, depois que o coração, para absorver patógenos orais.
  • Doenças de pele: As mais comuns estão relacionados a alterações do couro cabeludo, especialmente alopecia areata. Esta perda de cabelo também pode se manifestar na barba, bigode e sobrancelhas.
  • Doenças oftálmicas: O mais comum é o iridouveítis; embora também possam aparecer retinopatia, glaucoma e perturbações secretoras lacrimais.


CONCLUSÃO: Suspeitando de uma doença focal de origem dental, proceder primeiro ao diagnóstico correto (radiografia panorâmica, periapical Rx, CT, biópsia ...) e após o tratamento do foco primário odontogênica para resolver o problema, quando, após a terapia específica (que consiste em remover o foco que, sem afetar o dente é necessário, mas se isso não for possível, proceder para extrair o dente causando o processo séptico).

Dr. Vicente R. López Martín
centrodental31deagosto. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário