CHANGSHA (China) — Um adolescente chinês, de 17 anos, vendeu um rim para comprar um iPhone e um iPad, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira no site da Xinhua, agência estatal de notícias da China. Cinco pessoas foram acusadas de envolvimento na compra do órgão e vão responder por lesão corporal dolosa.
De acordo com a Xinhua, um dos acusados recebeu cerca de 220 mil iuanes (cerca de US$ 35 mil) para organizar o transplante. Ele pagou ao jovem 22 mil iuanes (cerca de US$ 3,5 mil) e dividiu o restante com o cirurgião.
Após voltar para casa, o adolescente confessou para a mãe que vendeu um dos rins quando ela perguntou como ele conseguiu o dinheiro para comprar o novo iPhone e o iPad.
"Quando meu filho chegou em casa ele tinha um computador portátil e um telefone da Apple. De onde é que veio todo esse dinheiro? Só então que ele ousou a nos contar. Ele disse: Mamãe, eu vendi meu rim. Quando eu ouvi me senti como se o céu estivesse desabando sobre a nossa família", disse ela, chorando.
O jovem era de Anhui, uma das províncias mais pobres da China, de onde habitantes frequentemente emigram para encontrar trabalho e uma vida melhor em outro lugar.
Segundo o Ministério da Saúde chinês, mais de 1,5 milhão de pessoas na China precisam de transplantes, mas só 10 mil são realizados anualmente. A falta de órgãos criou um preocupante mercado ilegal.
Fonte: oglobo.globo.com e outros
Nenhum comentário:
Postar um comentário