segunda-feira, 26 de março de 2012

Atriz americana afirma que comeu a própria placenta


January Jones, que trabalha na série Mad Men, é mãe de um bebê de seis meses, Xander Dane Jones e acaba de dizer que ingeriu sua placenta após dar à luz o menino.
Ela disse que tomou a atitude aconselhada por seu médico, já que a placenta é rica em vitaminas. Mesmo reconhecendo que o ato parece repugnante, January lembrou os humanos são os únicos mamíferos que não comem a própria placenta.

Ela fez questão de deixar claro que não comeu o "alimento" in natura, mas desidratado. [As informações são do site Terra Entretenimento]



A placenta é um órgão transitório que se forma com o embrião e cuja localização correcta e normal funcionamento são essenciais para um bom desenvolvimento da gravidez, do parto e do pós-parto imediato.

A forma da placenta assemelha-se à de uma panqueca com 2 a 4 cm de espessura, de consistência esponjosa, que se une à parede uterina no lado materno e ao feto pelo cordão umbilical, que dela emerge, normalmente ao centro, no lado fetal. No final da gestação, atinge cerca de 500 gramas, sendo o órgão responsável pela manutenção da gravidez, ao produzir hormonas com ela relacionadas, como a gonadotrofina coriónica (HCG), o estrogénio e a progesterona.

A placenta funciona como um filtro entre o sangue materno e o sangue fetal, possuindo circulação materna de um dos lados e circulação fetal do outro, separadas por uma barreira membranosa. Quando o sangue fetal atravessa o cordão umbilical e percorre a placenta, recebe nutrientes e oxigénio do sangue materno e liberta dióxido de carbono e produtos de degradação fetal (ureia, creatinina, ácido úrico) para a circulação materna, regressando ao feto para novamente o alimentar, oxigenar e purificar. Algumas substâncias, como os lípidos, não chegam sequer ao feto, uma vez que o fígado deste não tem capacidade metabólica durante a maior parte da gravidez. Os lípidos são, então, armazenados na placenta até às últimas 10 semanas da gestação, altura em que o fígado fetal começa a funcionar, sendo, a partir daí, lentamente libertados para a circulação fetal. [Fonte: paisefilhos.pt]

Nenhum comentário:

Postar um comentário