Um avião monomotor P-51 Mustang caiu durante um show de exibição aérea em Reno, Estado de Nevada (EUA), matando várias pessoas da plateia no final da tarde desta sexta-feira, pelo horário local. Um oficial que estava no show chamou o desastre de uma "situação de baixas em massa". O P-51 Mustang era pilotado por Jimmy Leeward, disse Mike Draper, porta-voz do show aéreo.
O monomotor P-51 Mustang, um caça da Segunda Guerra Mundial caiu sobre o público que assistia a uma corrida aérea nos Estados Unidos na sexta-feira, matando três pessoas, incluindo o piloto, e deixando mais de 50 feridos, 15 deles, em estado grave.
Segundo um dos organizadores do evento, Mike Houghton, há indícios de que o P-51 Mustang tenha sofrido problemas mecânicos antes de sair de sua rota e cair sobre assentos em frente à arquibancada principal.
Testemunhas disseram ter visto destroços da aeronave e pedaços de corpos espalhados pela pista.
Desde que o Campeonato Nacional de Corridas Aéreas começou a ser realizado na cidade de Reno, no Estado americano de Nevada, em 1964, 19 pessoas morreram em diversos acidentes, o que gerou questionamentos sobre a segurança do evento.
A competição atrai multidões todos os anos e funciona como uma corrida nos céus, com aviões voando a apenas 15 metros do chão e alcançando velocidades acima de 800 km/h.
Avião cai em exibição aérea nos Estados Unidos (Reprodução de vídeo)
Jimmy Leeward, de 74 anos, que pilotava o Mustang batizado de "o Fantasma Galopante", já havia disputado mais de 120 corridas aéreas, além de ter trabalhado como dublê em diversos filmes, de acordo com informações de seu website.
Segundo os organizadores do evento, Leeward estava em ótimo estado de saúde e grande parte de sua família assistia à corrida no momento do acidente.
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes investiga as causas da queda do avião.
Testemunhas
Foram confirmadas as mortes do piloto (foto) e de mais duas pessoas |
Ronald Sargis, que estava sentado na tribuna, afirma que os espectadores podiam ver que o avião estava com problemas antes de cair.
"Ele (o avião) se chocou na primeira fileira. Ele parecia ter simplesmente se pulverizado", disse Sargis à emissora KCRA-TV, de Sacramento, na Califórnia.
Segundo Jeff Martinez, que estava próximo do local, o caça se desviou um pouco para a direita e caiu no chão, de bico.
Gerald Lent, outro morador de Reno, disse a um jornal local que as cenas após o acidente eram terríveis.
"Parecia um massacre. Era como se uma bomba tivesse explodido. Havia pessoas deitadas sobre toda a pista."
O governador de Nevada, Brian Sandoval, elogiou o desempenho dos serviços de emergência, dizendo que eles tiveram "uma reação perfeita ao que aconteceu".
Várias testemunhas ouvidas pela CNN consideram que o piloto foi um herói porque ainda tentou manobrar o pequeno avião de forma a evitar a colisão com as bancadas, apesar da baixa altitude a que voava. "Penso que o piloto foi um herói. Salvou muitas vidas hoje. O acidente poderia ter sido muito pior", contou Ben Cissell, que assistia ao evento.
Todos os anos, mais de 200 mil pessoas assistem a corridas aéreas nos Estados Unidos.
Com informações da BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário