sexta-feira, 29 de abril de 2011

EXERCÍCIO DE FÉ. Missa ao fim de 2 mil degraus em Marilândia

Moradores revivem amanhã tradição de 68 anos com celebração no topo da Pedra do Cruzeiro

Colatina
Enquanto romeiros lotam o Convento da Penha durante os festejos da padroeira do Estado, em Vila Velha, em Marilândia, no Norte do Estado, amanhã é dia de missa na Pedra do Cruzeiro, no distrito de Alta Liberdade. Há 68 anos moradores e visitantes sobem 2.166 degraus para chegar no topo da pedra, que tem 1.000 metros de altura. A missa acontece às 9h, e será presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, padre Luiz Márcio Fassarelli.
Grupo sobe um dia antes e passa
a noite na pedra
(Foto: Inácio Pedruzzi)

Como o local é de difícil acesso, o povo começa a subida por volta das 4 horas. O percurso leva até duas horas e além dos degraus, é preciso caminhar por uma estrada de chão dentro de uma mata até chegar na escadaria. O distrito fica a 9 km da sede do município.

Cerca de 350 pessoas devem participar da missa, que sempre reúne fiéis de outros municípios e até de outros estados. Um grupo da comunidade católica de Alto Liberdade sobe a pedra na sexta-feira, e ficam acampados para organizar os últimos detalhes e acolher as pessoas que vão chegando.

História

O caminho para pedra foi descoberto por um morador da comunidade de Alto Liberdade - Natal Tozatto - em 21 de novembro de 1932. Incentivados pelo padre João Guilherme Koltgem, o povo da comunidade resolveu colocar uma cruz de madeira no alto da pedra em 1943. Ele ficou maravilhado com o lugar e quis transformá-lo em um local de fé e oração.

Em 11 de julho do mesmo ano o padre João Guilherme inaugurou a primeira cruz que tinha 10 metros de altura. A partir desta data a pedra passou a ser chamada de "Cruzeiro", e todo ano, em maio, por ocasião do dia de Santa Cruz, é realizada uma missa ou celebração no alto da pedra.

Já a escadaria só começou ser construída em 1983 pelos próprios moradores de Marilândia, para pagar promessas, fazer pedidos ou simplesmente agradecer as graças recebidas. Os 2.166 degraus foram concluídos em 1987. Hoje, a cruz da Pedra do Cruzeiro tem 13,3 metros.

Viviane Carneiro
A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário