sexta-feira, 11 de março de 2011

Aparelhos domésticos com radiofrequência interferem na velocidade de downloads por Wi-Fi, diz pesquisa

RIO - Uma pesquisa recente realizada pela Epitiro descobriu que aparelhos eletrônicos interferem na conexão Wi-Fi, diminuindo significativamente a velocidade dos downloads. Em média, a navegação fica 30% mais lenta, diz o The Telegraph .

Aparelhos domésticos como microondas, telefones sem fio, videogames e babás eletrônicas, que transmitem ondas de radiofrequência causam impactos relevantes nas conexões.

Durante o estudo foram realizados mais de um milhão de testes em mais de 14 mil conexões de usuários de banda larga do Reino Unido, dos Estados Unidos, da Itália e da Espanha. Segundo o levantamento, a velocidade da conexão também é afetada por barreiras físicas como paredes, portas e até móveis de madeira.

Em toda a Europa, a queda de velocidade nas conexões foi de 30%, mas chegou a 40% de lentidão na Itália. A média do Reino Unido foi mais baixa, de 26,5%.

O problema é mais comum em conexões ativas durante downloads pesados como arquivos de vídeo e música, durante streaming em sites ou ainda ao longo de conversas por áudio ou videochamada.

Entretanto, o mesmo estudo aponta que os usuários afetados pela lentidão na conexão não consideram isso um problema. A maioria deles prefere a liberdade de usar o laptop e outros dispositivos móveis em diferentes cômodos da casa em vez uma conexão fixa e mais rápida por cabo.

A solução parece ser simples para quem não quer perder alguns minutos baixando arquivos, quando o usuário precisa fazer um download, basta conectar o notebook ao cabo e a conexão naturalmente será mais veloz que a transmissão de dados por Wi-fi.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário