sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

As mídias sociais são mais populares que a pornografia

Por volta de 500 aC o filósofo grego Heráclitos escreveu que " a única constante é a mudança . "Não mudou muito desde então. Prevalece.

Se você acha que as palavras "sexo" ou "pornô" são as mais procuradas no Google você está errado. Numa fase inicial do Google - e AltaVista, Northern Light e Yahoo e os quase 2.000 outros motores de busca - sexo "rapidamente" se tornou a mais procurado palavra, mas a palavra "Deus" permaneceu no topo das buscas por muitos anos. Até há pouco tempo.

Os motores de busca não publica mais sua palavra pesquisada, mas olhando para a linha do tempo do Google para a palavra mais pesquisada é claro, isso muda o tempo todo. A subida mais rápida de palavra pesquisada em 2009 foi "Michael Jackson" e em 2010 foi "chatrolette." (Em 2008 foi "Sarah Palin").

Vamos colocar isso em perspectiva. O Google, que domina cerca de 70% das buscas na maior parte do mundo, havia indexado 1 trilhão de URLs ( Uniform Resource Locater - Endereços de páginas web) até 2008 e foi adicionando milhões por dia, com mais de um bilhão de consultas por dia. Apesar 1 trilhão de URLs acredita-se para ser apenas 20% do total da Internet - a World Wide Web que está sendo a parte pública em toda a Internet, o resto são intranets empresa ou páginas web privadas - a procura do público para as palavras "sexo" ou "pornô" se manteve em torno de 300 milhões por mês , muito menos do que algumas outras palavras. Mesmo o segundo mais popular motor de busca, o YouTube (propriedade do Google - e um bom nisso) a palavra mais pesquisada no mundo neste momento é dito igualmente ser .... "Facebook"

Isso não deve ser nenhuma surpresa. Afinal, o Facebook é o segundo mais popular serviço social no mundo, atrás do chinês IM QQ, com 150 milhões de usuários (mas o Facebook possui mais usuários ativos do que o QQ). Adicione outros sites de redes sociais como Orkut, Hi5, Mixi, Tagged, Twitter e muitos outros e torna-se claro, que bom, que realmente as redes sociais prevalecem - o pornô perde espaço na rede.

Socialização está aqui para ficar, é desnecessário dizer. É sempre esteve aqui. Ser social é parte do nosso DNA. As pessoas amam as pessoas. Nós nos comunicamos. É uma coisa tipo muito a fazer. Isso é o que faz o mundo girar.

Will Facebook - em qualquer outro web de rede social - estar sempre aqui? Nada é gravado em pedra. Todo mês, mais de dois milhões novos bebês nascem na Índia e China - o Inglês não é a língua falada na maior parte do mundo e tornando-se cada vez menos. O Facebook tem algum caminho a percorrer para igualar a dominação que goza a Microsoft Windows ou da Coca-Cola, de mercado global. Mas a comunicação social vai ficar. As pessoas sempre vão olhar para o "sexo" ou "pornô" ou "Deus" - em qualquer língua.

E eles sempre querem saber o que seus amigos pensam sobre isso.

Amigos confiam nas recomendações de seus amigos mais do que confiam em qualquer outra forma de propaganda, em qualquer idioma, como Erik Qualman explica em seu livro Socialnomics e no vídeo Revolução Social Media. É por isso que a mídia social é mais popular do que a pornografia, porque é bom ter grandes amigos.





Título original: Social media is more popular than porn (http://didyouknow.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário