Chame-o Aflocalipse, Aquapalypse ou algum outro termo inteligente que em breve será tendências no Twitter. O que está claro é que algo estranho parece estar acontecendo com as aves do céu e os peixes nas águas.
Primeiro no Dia de Ano Novo, os moradores de Beebe, Arkansas acordaram para encontrar milhares de aves mortas espalhadas pelos telhados e ruas e carros. Dias depois, a apenas 125 milhas de distância em Beebe, dezenas de milhares de peixes mortos levados pelo rio Arkansas. Na terça-feira centenas de pássaros mortos, cowbirds e melros Redwing foram encontrados na estrada perto de Baton Rouge, Louisiana, enquanto mais aves mortas foram encontradas na Suécia. Centenas de carangas mortas foram levados pelas ondas para as praias da Nova Zelândia, enquanto outros peixes foram encontrados mortos na Grã-Bretanha , na Flórida , no Brasil e Haiti . Com tantas mortes de animais em massa que ocorrem juntos em tão curto período de tempo, parece perfeitamente razoável a pergunta: o fim dos tempos está próximo?
Chefe de resgate, Christer Olofsson, segura um pássaro morto - autoridades dizem que aves foram encontradas mortas em uma rua de Falkoping, Suécia
a verdade, não, não é razoável em tudo. Embora seja possível que esta seqüência de mortes de animais suspeitos podem sinalizar algumas revelações, como o tipo de evento (" um terço das criaturas que vivem no mar morto "), que é muito, muito, muito improvável. Por um lado, ao estudar as mortes, os cientistas já estão começando a vir para cima com explicações nenhuma dos quais, até agora envolve um cavalo amarelo e um cavaleiro pálido . Os peixes mortos na Flórida, Maryland Grã-Bretanha e provavelmente foram apanhados por uma súbita pressão não-fria incomum no início de janeiro. Os peixes que morreram no rio Arkansas eram todos da mesma espécie, o que sugere um surto repentino de uma doença específica, em vez de envenenamento em massa ou a poluição tóxica. Quanto às aves que morreram Beebe, relatórios de autópsia preliminares sugerem que sofreram trauma interno, o que significa que eles poderiam ter tanto ficado presas em um e violenta tempestade repentina, ou eles poderiam ter se desorientado, possivelmente devido à queima de fogos de ano novo e voado em árvores e casas. Como Greg Carniceiro da Audubon Society disse ao The Guardian :
A mortandade em massa das aves podem ter sido causadas pela fome, tempestades, doenças, agrotóxicos, colisão com estruturas feitas pelo homem ou perturbação humana ... Os resultados iniciais indicam que estes são incidentes isolados que provavelmente foram causados por perturbação e desorientação.
Mas não há provas ainda melhores para esta súbita e repentina onda de mortes de animais divulgados que provem que tem mais a ver com a mídia do que a metafísica: não é nem incomum.
Leandro Branco, um especialista em doenças dos animais selvagens com a Pesquisa Geográfica EUA, disse Jenny Marder da NewsHour que sabia de pelo menos 16 casos nos últimos 20 anos de um grande número de melros terem morrido de uma só vez. "Nós só achamos que é uma estranha coincidência, de ums vez", disse White.
Se isso não convencê-lo, porém, experimente o Google:
2010/03/11: 100 pássaros mortos caem em casa britânica
2009/01/25: Centenas de aves mortas caem em casa em Franklin
2009/09/17: Botulismo em aves mortas no Great Salt Lake
2009/12/30: 60 aves mortas perto do aeroporto de Oakland
2008/07/23: aves caindo do céu no oeste
E assim por diante. Os cientistas sabem disso, se você começar a procurar algo em um conjunto de dados grande o suficiente, provavelmente você vai encontrá-lo. Assim, quando um evento de morte de aves ocorre, perfeitamente cronometrado, ele dá a licença à mídia para manter uma procura de outros eventos, e com uma rápida viagem através dos arquivos de notícias mostram, não será difícil encontrá-los. Mas isso é praticamente a definição de uma coincidência. Não vai demorar muito antes de os movimentos de mídia para os memes que vem e que vão, e o Aflockalypse será esquecido, será apenas passado, mas histórias fugazes e sensacionalistas, como a mesquita no Marco Zero ou a nova gripe suína.
Isso é uma vergonha, porém, porque, embora o Aflockalypse não é o apocalipse, o próprio fato de que essas mortes em massa são aparentemente comuns, mostra assim o quanto a nossa forma de vida afeta outras formas de vida neste planeta. Quer se trate de caça ou envenenamento, perda de habitat e as alterações climáticas, animais selvagens ao redor do planeta foram expulsos pela expansão das populações humanas, e para o futuro não há olhar muito melhor. Um grande estudo que saiu no ano passado, pintou um quadro sombrio da biodiversidade no planeta Terra , mostrando que um quinto das espécies de vertebrados no mundo estão ameaçadas de extinção. Em 2002, os governos do mundo tinham prometido cortar a taxa de perda de espécies até 2010 - e eles falharam . Na Convenção sobre Diversidade Biológica, na cidade japonesa de Nagoya, no ano passado, esses mesmos governos se comprometeram a proteger mais o planeta e as taxas de extinção até 2020. Espero que eles façam melhor desta vez, mas eu não posso dizer que estou otimista.
Com mais de nós surgindo no planeta a cada dia querendo mais e mais, eu me pergunto se há espaço para outras espécies. O Aflockalypse não sinaliza o fim dos tempos para nós, mas poderia ser um capítulo de um apocalipse lento de aves, peixes e outras espécies vivas, que nos faz companhia neste planeta.
por BRYAN WALSH
Fonte: ecocentric.blogs.time.com
Links relacionados:
http://www.infobae.com/mundo/555419-101515-0-Surgen-varias-hipotesis-la-masiva-muerte-aves-los-EEUU
http://www.birdchick.com/wp/2011/01/aflockalypse-now/
http://www.dailymail.co.uk/news/article-1344345/Bird-deaths-Epidemic-mass-animal-deaths-baffles-scientists-globe.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário