sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mitos e as verdades sobre a ressaca

Um dos mitos é afirmar que algumas bebidas favorecem a ressaca



Mulheres ficam bêbadas mais rápido? Misturar bebidas dá dor de cabeça? E comer massa, ajuda a curar a ressaca? O clínico geral Luis Fernando Barros Correia, chefe da emergência do hospital Samaritano tira as dúvidas sobre os mitos e dá algumas dicas para acabar com a ressaca nessa época de festas.

Mito: misturar bebidas dá ressaca. Beber muito álcool intoxica o organismo e dá a sensação de mal-estar da ressaca, mas segundo o médico é uma questão de adequação: - Muitas vezes a pessoa está acostumada com um tipo de bebida e sabe seu limite. Ao experimentar outra bebida, acaba perdendo a mão e fica bêbada.

Zac Efron no filme Hangover ( A ressaca, em Português)
Verdade: beber de estômago vazio faz a pessoa ficar bêbada rapidamente. - A comida retarda a absorção do álcool e a consequente intoxicação que causa a ressaca - explica Luis Fernando.

Mito: mulheres ficam bêbadas mais rápido que homens. Os homens têm uma área corporal maior e por isso processam uma maior quantidade de álcool, mas uma mulher grande também tem a mesma capacidade, segundo o médico.

Verdade: alternar álcool com água ou refrigerante evita a ressaca. Esse truque faz com que a pessoa beba mais devagar e o organismo vá absorvendo o álcool aos poucos. Outra medida é colocar uma pedra de gelo na bebida.

Mito: algumas bebidas favorecem a ressaca. Nada disso. A concentração de álcool é maior nos destilados, mas quem bebe uma quantidade grande de cerveja também tem ressaca.

Verdade: comer um doce corta o efeito do álcool. Sim! Com o açúcar o corpo funciona mais rápido, ajuda a quebrar o álcool e ainda anima. Dá sensação de bem-estar.

Mito: só o refrigerante comum alivia os sintomas da ressaca. Os refrigerantes diet têm menos açúcar, substância que contribui para a quebra do álcool, então perdem para os comuns nesse quesito. Mas os diet com cafeína fazem a circulação sanguínea aumentar e promovem a sensação de energia. Como o estômago fica irritado com o álcool, a bebida gasosa o dilata e ajuda a abrir a passagem entre estômago e intestino, dando alívio.

Verdade: comer massa ajuda a curar a ressaca. O ideal depois da bebedeira é ingerir bastante líquido e alimentos leves porque o estômago já está irritado pelo álcool. A massa tem processamento rápido e pode ser incluída nesse S.O.S, mas tem que ter cuidado com o molho. - Se for de tomate, ótimo. É o indicado para maratonistas depois de uma prova. Folhas, legumes e frutas também são indicados, principalmente frutas, porque têm frutose e água - diz o médico.

Mito: beber leite ou azeite antes do álcool previne a ressaca. A crença seria que azeite e leite fariam uma película gordurosa no estômago, impedindo a absorção do álcool. Segundo o médico não é bom negócio e pode irritar o estômago.


A ressaca descreve a soma dos desagradáveis efeitos fisiológicos após o consumo pesado de bebidas alcoólicas. As características mais comumente reportados de uma ressaca incluem dor de cabeça , náusea , sensibilidade à luz e barulho , letargia , disforia , diarréia e sede , normalmente após os efeitos intoxicantes do álcool começam a se desgastar. Embora a ressaca pode ser experimentada em qualquer momento, de um modo geral uma ressaca é vivida pela manhã após uma noite de bebedeira. Além dos sintomas físicos, a ressaca também pode induzir sintomas psicológicos, incluindo um forte sentimento de depressão e ansiedade.

Hipoglicemia , desidratação , acetaldeído intoxicação , glutamina rebote, e deficiência de vitamina B 12 são teorizadas as causas dos sintomas de ressaca. Sintomas de ressaca podem persistir por vários dias após o álcool ter sido consumido. Aproximadamente 25-30% dos bebedores podem ser resistentes aos sintomas de ressaca.  Alguns aspectos de uma ressaca são vistos como sintomas de abstinência aguda do etanol, similar ao de efeitos duração mais longa da retirada do alcoolismo , conforme determinado pelo estudo do aumento da limiares de recompensa do cérebro de ratos (a quantidade de corrente necessária para receber a eletrodos implantados na lateral do hipotálamo ) após injeção de etanol.  A desidratação é causada pelo álcool a capacidade de inibir a liberação de hormônio anti-diurético. (Wikipedia em Inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário