quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Erros de impressão na Bíblia

Em uma edição de 1631 da Bíblia King James - em Êxodo 20 versículo 14 - a palavra "não" foi deixado de fora. Isso mudou o mandamento 7º ao ler - " cometerás adultério . "A maioria dos exemplares foram recolhidos e destruídos imediatamente sob as ordens de Carlos I. Mas há 11 exemplares remanescentes. Eles são conhecidos como " Wicked Bíblia . "(O museu Bíblia em Branson - Missouri tem um em exposição.) A impressora foi multado no equivalente a US $ 400.

A palavra "não" também foi deixada de fora na edição de 1653. Em 1 Coríntios 6, versículo 9 foi impresso: " Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus "- em vez de" Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus . "Novamente foi recolhida imediatamente (acabando com as esperanças de muitos!). É conhecida como a " Bíblia Falsa ".

O Assassino da Bíblia - impresso em 1801 - declarou: " Estes são assassinos "(em vez de murmuradores ) e continuou - " deixe a criança em primeiro lugar ser morto "(em vez de" cheia ").

Talvez o erro no Salmo 119 verso 161 em uma versão de 1702 resumiu tudo: em vez de " príncipes ", dizia -" impressoras me perseguiram a mim . "Ele é conhecido como a Bíblia de impressora .

Livros em todo o mundo

O primeiro livro que Johannes Gutenberg imprimiu em 1454 era a Bíblia. Acredita-se que ele imprimiu cerca de 180 cópias - conhecida como as 42 linhas da Bíblia - de que parte significativa do total de 48 exemplares sobrevivem ainda. Gutenberg não cometeu qualquer erro de impressão.

Antes de Johannes Gutenberg inventou o prelo em 1438 - havia apenas cerca de 30.000 livros em toda a Europa - quase todas as Bíblias ou comentários bíblicos. Por volta de 1500, havia mais de 9 milhões de livros. Hoje há mais de um trilhão de livros.

Bibliotecas do mundo armazenam mais de 100 milhões de volumes originais - 24 milhões deles na Biblioteca do Congresso dos EUA. Amazon.com é a maior loja do mundo de livro, mantendo cerca de 3 milhões de títulos de livros (impressos e eletrônicos, o último supera o primeiro citado). Infelizmente, quase um bilhão de pessoas ao redor do mundo ainda não sabe ler.



See: Printing errors in the Bible

Nenhum comentário:

Postar um comentário