Basta imaginar como seria este mundo sem cores ou melhor ainda, imagine-se vivendo em um mundo que está somente em preto e branco. A vida seria tão bonita, agradável e esplêndida como a forma como está agora, com relação à cor? O belo céu azul , perderia a sua cor original, árvores e flores sem suas esplêndidas cores, só para citar alguns. O nosso comportamento em relação a um monte de coisas que controlam nossas vidas no presente não existiriam. Não, não, a cor nos afeta fisiologicamente e psicologicamente que os impactos em nossas vidas muito consciente e inconscientemente. A cor desde então tem sido usado para moldar e definir nossas vidas, nossos hábitos, nossos valores e nossos sentimentos. As cores que escolhemos para vestir, para decorar as nossas casas, nossos jardins, e assim por diante nos dá uma visão pessoal sobre o que está acontecendo dentro de nossos sentimentos mais íntimos e as emoções. Mesmo o alimento que comemos, a cor é tida em conta pelas indústrias de alimentos e empresas de publicidade em embalagens e comercialização dos seus produtos. Por exemplo, quantos de nós iria encontrar uma bebida verde atraente? Costumamos associar esta cor com uma substância tóxica. A cor é uma linguagem silenciosa que todos nós reagimos com base em se é uma resposta comportamental ou uma resposta aprendida. Por exemplo, nossas preferências de cores que temos é baseado na nossa experiência de eventos passados em nosso cotidiano social. Esta seria uma resposta aprendida. Enquanto, por outro lado, uma resposta comportamental que acontece naturalmente, sem que nos apercebamos. Por exemplo, a cor vermelha pode aumentar a nossa percepção de perigo apenas por vê-la - a cor do sangue.
O simbolismo da cor pode variar drasticamente entre as várias culturas ao redor do mundo que percebem cores completamente diferentes. Por exemplo, ao contrário das culturas ocidentais, os chineses usam branco em vez de preto durante os funerais. Porque você poderia perguntar? Isto é devido ao fato de que eles associam branco com o tempo de inverno em que a natureza está morta. A cor é também associada a diferentes significados religiosos e espirituais em várias culturas. Assim, este artigo irá cobrir principalmente o significado das cores no mundo ocidental, no entanto, se for possível, uma nota será feita do seu significado em diferentes culturas.
Vermelho
Entusiasmo, energia, paixão, desejo, movimento, velocidade, força, saúde, boa sorte, vigor, energia, calor, amor, todas as coisas intensa e apaixonada.
Negativo: agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência, a luxúria, parar, revolução, avassaladora e agitada.
Algumas culturas:
China - símbolo de celebração e sorte, usado em muitas cerimônias culturais que vão desde os funerais de casamentos.
Índia - a cor da pureza (usado em roupas de casamento).
Estados Unidos - Natal cor quando combinado com o verde, Dia de São Valentim, quando combinado com a cor rosa, indica stop (de perigo) nos semáforos.
culturas orientais - significa alegria quando combinado com branco.
Associações:
Férias: Yule (Natal)
Planeta: Marte
Dia: Terça-feira
Astrológico: Escorpião
Amarelo
Alegria, alegria, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, sol, verão, alegre, o riso de ouro, a filosofia, o cuidado, o brilho, inteligência, conhecimento, aprendizagem, concentração, a persuasão, o charme, confiança, criatividade, alegria, organização e tempo de Primavera.
Negativo: desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, enfermidade de risco, a crítica, a preguiça, ou cinismo.
* Nota: disse que em demasia provoca choro em bebês e temperamentos de ira. Além disso, acelera o metabolismo e aumenta as vendas de criatividade.
Algumas culturas:
Ásia - sagrado, imperial.
culturas ocidentais - a alegria, a felicidade.
Associações:
Planeta: Mercúrio
Dia: quarta-feira
Astrological: Gêmeos, Leão
Azul
Paz, tranqüilidade, calma, dedicação, sinceridade, honra, firmes, confiáveis, leais, produtiva, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, a espiritualidade, a intuição, a inspiração, o conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, lealdade, céu, água, gelo, frio, tecnologia, inibidor de apetite, amor, aceitação, paciência, compreensão, cooperação, conforto e lealdade.
* Azul bebê claro representa um menino infantil.
Negativo: a depressão, a obscenidade, o medo, a frieza e passividade.
Algumas culturas:
China - associado a imortalidade.
Colômbia - associada com sabão ..
Hindus - a cor de Krishna.
Judeus - a santidade.
Oriente Médio - cor de proteção.
* Nota: Azul é freqüentemente considerada a mais segura de cores do mundo.
Associações:
Planetas: Lua, Vênus, Saturno, Júpiter
Dias: segunda-feira, sexta, sábado, quinta-feira
Astrológico: Libra, Sagitário
Laranja
Equilíbrio, estímulo, carinho, entusiasmo, vibrante, expansivo, extravagante, exigente de atenção, firmeza, coragem, confiança, amizade, alegria, carinho, emoção, momentos de diversão de energia, abundância, generosidade, adaptabilidade, estimulação atração, feliz, energético e dia ambição.
Negativo: A ignorância, a inferioridade, advertência, perigo, fogo, lentidão e superioridade.
Algumas culturas:
Irlanda - significado religioso (protestante).
Estados Unidos - produtos de baixo custo, Halloween (de preto).
Associações:
Férias: Candelária
Divindades: Brigid
Planetas: Sol, Marte, Mercúrio
Dias: domingo, terça, quarta-feira
Astrological:
Verde
Natureza, meio ambiente saudável, masculino, calmante, boa sorte, prosperidade, vitalidade, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, dinheiro, comida, vá, grama, esperança, de crescimento, a caridade, a riqueza, o frescor, a juventude, calmante , partilha e receptividade.
Negativo: o ciúme, a inexperiência, a inveja, infelicidade, cobiça, constrição, culpa e desordem.
Algumas culturas:
China - estudos indicam que esta não é uma boa escolha de cores para as embalagens, chapéus verde significa a esposa de um homem está traindo ele.
França - estudos indicam que esta não é uma boa escolha de cores para as embalagens.
Índia - a cor do Islã.
Irlanda - significado religioso (católico).
Alguns países tropicais - associado com o perigo
Estados Unidos - indica ir (seguro) no semáforo, a consciência ambiental, St. Patrick's Day, a cor do Natal (vermelho e verde).
Associações:
Planetas: Vênus
Mercúrio
Dias: sexta-feira, quarta-feira
Feriados: Equinócio de Primavera, Beltane
Astrológico: Touro
Roxo
Realeza, piedade, santidade, o sentimentalismo, a espiritualidade, a nobreza, a cerimônia, o poder misterioso, transformação, sabedoria, iluminação, sofisticação, respeito e religião.
Negativo: a crueldade, a tensão, a arrogância, o luto, ferida ou agouro.
Algumas culturas:
culturas ocidentais - a realeza.
Associações:
Planeta: Júpiter
Dia: quinta-feira
Astrológico: Sagitário
Cinzento
Segurança, confiabilidade, equilíbrio, neutralidade, a inteligência, antiquado, modéstia prática, a dignidade, a maturidade, atemporal, sólida, conservadora.
Negativo: a velhice, a tristeza, chato, a morte, o cancelamento, depressão e perda de direção.
Algumas culturas:
Associações:
Planeta: Lua
Dia: Segunda-feira
Divindade: Athena
Astrológico: Virgem
Marrom
Terra, lar, casa, ao ar livre, amizade, confiança, conforto, Terra, aterramento, resistência, estabilidade, simplicidade e conforto.
Negativo: luto
Algumas culturas:
Colômbia - desestimula vendas.
Associações:
Planetas: Lua (pardos tan), Vênus (todos), Saturn (marrons escuros)
Dias: Segunda a sexta / sábado /
Divindade: Gaia
Astrológico: Capricórnio
Férias: Mabon
Branco (Essa cor é usada desde a cor de fundo for branco)
Reverência, pureza, simplicidade, pureza, paz, verdade, glória, limpeza, cura, proteção, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom casamento (culturas ocidentais), o frio, clínico, estéril, o pleno lua, a cura, paz, força espiritual, exorcismo, a consagração, meditação, adivinhação.
Negativo: Cego, de inverno, sem imaginação, a renúncia, o frio, esterilidade, distante, a morte (culturas orientais).
Algumas culturas:
culturas orientais - luto, a morte.
Japão - cravos brancos significam a morte.
Estados Unidos - pureza (usado em casamentos).
China, que simboliza a idade, o outono, a morte, a desgraça, a virgindade ea pureza.
Associações:
Planeta: Lua
Dia: Segunda-feira
Astrológico: Câncer
Preto
Dramático, chique, comprometido, sério, poder, autoridade, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, profundidade, estilo, ausência de cor, a cor técnico bom.
Negativo: o mistério, o medo, o mal, o anonimato, infelicidade, tristeza, remorso, raiva, luto, a ignorância, a frieza, inconsciente, underground, rituais satânicos, a escuridão, a morte (as culturas ocidentais).
Algumas culturas:
culturas ocidentais - luto, a morte.
Associações:
Férias: Samhain
Planeta: Saturno
Dia: sábado
Divindades: O Crone
Astrológico: Escorpião e Capricórnio
Rosa
Amizade, amor incondicional, a convivência, os afetos, emoções altruísta, a cura espiritual, o amor emocional.
* Rosa pálido significa uma menina infantil.
Negativo:
Alguns Cultura:
Associações:
Planeta: Venus
Dia: sexta-feira
Prata
Pureza, a lua, o tesouro, valores, energia feminina, a mente inconsciente.
Negativo:
Alguns Cultura:
Associações:
Dia: Segunda-feira
Astrological: Gemini
Divindade: Artemis e outras Deusas da Lua
Ouro
O sol, a energia masculina, a riqueza, a sabedoria financeira, a segurança, a compreensão, a sorte, a mente consciente, atrair a felicidade, a atividade, a inteligência.
Negativo:
Alguns Cultura:
Associações:
Planeta: Sol
Dia: Terça-feira
Astrológico: Leão
Divindade: Apolo e outros deuses dom
Você Sabia?
Devido ao fato de que a cor nos afeta fisiologicamente e psicologicamente empresas como anunciantes, fabricantes de alimentos, empresas de embalagens, webdesigners profissionais, designers de carros, decoração de escritório e assim por diante todos os usar determinadas cores, nuances e tons que vão ter um efeito positivo sobre nós . Isso vai nos influenciar na compra de um produto baseado em sua cor e o pacote que vem dentro Edifícios que são decorados com as cores certas pode deixar-nos sentir relaxados e calmos.
As cores podem ser divididos em três categorias diferentes: os neutros, aquece e resfria:
As cores neutras
Preto, branco, cinza, bege, marrom
As cores quentes
Vermelho, laranja, amarelo, amarelo, verde, roxo
As cores frescas
Azul, violeta, turquesa, verde-mar, verde
Precisa saber que cor você é?
Descubra a Spacefem.com
CURIOSIDADE COLORIDA
Um estudo efetuado pelo psicólogo J. Bamz vai ainda mais longe ao associar a idade às escolhas de cor: o vermelho está associado ao período entre o 1 e os 10 anos de idade, fase do rebuliço e da espontaneidade; o laranja está relacionado com a fase entre os 10 e os 20 anos, que corresponde à idade da imaginação, do entusiasmo e da aventura; o amarelo é associado ao período entre os 20 e os 30 anos de idade, uma fase que compreende força, poder e vaidade; o verde corresponde ao período entre os 30 e os 40 anos, uma idade que remete para a diminuição da energia juvenil por um lado e uma crescente tranquilidade por outra; o azul está ligado à fase dos 40 aos 50 anos, uma idade onde reina a inteligência e a reflexão; o púrpura caracteriza as idades entre os 50 e os 60 anos, com destaque para valores como a sensatez, espiritualidade e ordem; por fim, o roxo está relacionado com aqueles que têm já mais de 60 anos, ou seja, a idade da sabedoria, da experiência e da bondade.
Sua majestade, a púrpura
Mistura de azul e vermelho intensos, o púrpura evoca realeza, prosperidade e felicidade. Cerâmicas de Monica Tinoco e Bia Ferreira da Rosa.
Nobreza e prosperidade são atributos da cor púrpura. Desde a antigüidade, ela tingia o manto dos reis e, por extensão, designava o trono e a dignidade reais. Bispos e cardeais católicos a usam em seus paramentos, atestando a autoridade espiritual. Para os chineses, traz boa sorte a tudo o que se inicia. “Na China, a noiva veste púrpura em uma das três vezes em que troca de roupa durante o casamento”, conta Mon Liu, consultora de Feng Shui (técnica de harmonização de ambientes) da Escola do Chapéu Negro, de São Paulo.
Transmite sofisticação
Nobreza e prosperidade são atributos da cor púrpura. Desde a antigüidade, ela tingia o manto dos reis e, por extensão, designava o trono e a dignidade reais. Bispos e cardeais católicos a usam em seus paramentos, atestando a autoridade espiritual. Para os chineses, traz boa sorte a tudo o que se inicia. “Na China, a noiva veste púrpura em uma das três vezes em que troca de roupa durante o casamento”, conta Mon Liu, consultora de Feng Shui (técnica de harmonização de ambientes) da Escola do Chapéu Negro, de São Paulo.
Estimula o progresso material
A cor púrpura rege o canto da Prosperidade, um dos oito guás que representam as áreas principais da vida, segundo os princípios milenares do Feng Shui (veja como localizá-lo na seção Feng Shui para Iniciantes). Para os chineses, ativar o ch’i – a energia positiva que circula pelo planeta – nesse canto proporciona sucesso material e financeiro para os moradores. A fim de harmonizar esse espaço, pode-se pintar uma das paredes de púrpura, por exemplo, ou mesmo enfeitá-lo com objetos dessa cor. “Flores, almofadas, velas, luminárias, quadros ou simplesmente uma bela ametista”, ensina a especialista Mon Liu.
Adorei a matéria e grata pela divulgação! Sucesso sempre...
ResponderExcluir