O governador percorreu a nova estrada dirigindo um Edisel Pacer Conversível.
Rodovia Colatina - Linhares encurta em 43 quilômetros trajeto para praias do litoral norte.
Foto: Thiago Guimarães / Secom
Você sabia que Colatina e Linhares formavam uma única cidade? Os dois municípios se separaram na década de 40. E aí, cada um seguiu caminhos diferentes no desenvolvimento da economia.
Os dois municípios estão fazendo aniversário. Por isso, preparamos uma reportagem especial. Conheça um pouco da história. Assista!
TV GAZETA
Linhares e Colatina fazem aniversário neste domingo (22).
Uma questão recorrente entre linharenses e colatinenses é o porquê de as duas cidades fazerem aniversário no dia 22 de agosto, o que acaba confundindo muita gente. A questão é esclarecida pela historiadora Maria Lúcia Grossi Zunti. De acordo com ela, durante muitos anos o Povoado de Colatina pertenceu ao antigo município de Linhares e, durante esse tempo, comemorava, junto com a cidade, o dia 22 de agosto.
Também porque os primeiros vereadores de Colatina, quando o município foi oficialmente instalado, em 1921, eram na maioria vereadores de Linhares. E mais: o primeiro presidente da Câmara Municipal de Colatina foi o linharense Lastênio Calmon, conhecido como coronel Lastênio.
Além disso, quando o município de Linhares foi instalado pela primeira vez, no dia 22 de agosto de 1833, não havia prefeito, era administrado pela Câmara de Vereadores.
O povoado de Colatina, conforme Maria Lúcia Zunti, surgiu na segunda metade do século XIX, dentro das terras que pertenciam a Linhares, em função do plantio de café. Por volta de 1906, com a estrada de ferro Vitória–Minas, Colatina passou a ter renda maior que Linhares e, em 1921 passou a ser a sede do município. Foi nessa época que se estabeleceu a tradição de se comemorar o dia do município de Colatina também no dia 22 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário