sábado, 3 de novembro de 2012

9 coisas que nunca dizer a alguém com Transtorno Bipolar


Transtorno Bipolar - O que dizer, o que não dizer
O que você diz para o seu amado com transtorno bipolar pode fazer a diferença - seja de forma positiva ou em uma prejudicial.

Se o seu amado foi diagnosticado com transtorno bipolar , você pode estar em estado de choque e pode não saber o que dizer. É importante escolher suas palavras cuidadosamente, porque o que você se comunica pode apoiar seu amado e incentivá-lo a procurar tratamento ou fazê-lo se sentir ainda pior sobre si mesmo e seu diagnóstico, desencorajando-o de receber a ajuda de que necessita.

Transtorno Bipolar: Os Nove piores coisas a dizer

Você pode ter sido surpreendido pelo diagnóstico do seu ente querido e seu comportamento pode ser muito frustrante, mas não importa o que ele faz (ou não faz) e como a virada que você começa, fazer o seu melhor para evitar dizer o seguinte:



  1. Você é louco.
  2. Isso é culpa sua.
  3. Você não está tentando.
  4. Todo mundo tem maus momentos.
  5. Você vai ficar bem - não há necessidade de se preocupar.
  6. Você nunca vai estar em um relacionamento romântico sério.
  7. Qual é o problema com você?
  8. Eu não posso te ajudar.
  9. Você não tem que ter o seu humor descontrolado assim - eu estou ficando tão cansado disso.

A verdade é que o transtorno bipolar é uma doença genética - e é tratável. Seu amado pode estar no ciclo deprimido com muito pouca energia para ser hiperativo ou "maníaco." Isso tudo é parte da doença e ele não pode se ajudar. É importante que você seja solidário, sem importuná-lo. Ele também irá ajudá-lo se você souber o que esperar e como identificar quando o seu ente querido não está fazendo bem ou parou de tomar a medicação.

Não encontrar alguém para amar romanticamente é algo que seu ente querido pode estar preocupado, por isso tome cuidado para não reforçar essa ideia  mesmo em frustração, especialmente uma vez que não é verdade. "Há muitas pessoas com estas doenças que começam casados . Significa apenas que eles têm que fazer o seu melhor para obter a condição sob controle ", diz Jeffrey Rakofsky, MD, um psiquiatra da Universidade Emory Bipolar Disorders Clinic, em Atlanta.

Transtorno Bipolar: os oito melhores coisas a dizer

O que você deve dizer para ser solidário e ajudar a sua amada para fazer o seu melhor para gerir a condição sem ser demasiado agressivo? Alguns dos melhores palavras de incentivo incluem:


  1. Esta é uma doença médica e não é culpa sua.
  2. Eu estou aqui. Nós vamos fazer isso juntos.
  3. Você e sua vida são importantes para mim.
  4. Você não está sozinho.
  5. Diga-me como posso ajudar.
  6. Posso não saber como você se sente, mas eu estou aqui para apoiá-lo.
  7. Sempre que você sentir vontade de desistir, diga-se de segurar por mais um minuto, hora, dia, - o que você acha que pode fazer.
  8. A sua doença não define quem você é. Você ainda é você, com esperanças e sonhos que você pode alcançar.

Kristin Finn, autora de Bipolar e grávida , uma defensora da saúde mental e membro do bureau of the Depression and Bipolar e da Aliança de Apoio Bipolar, foi diagnosticada com transtorno bipolar há 30 anos e é mãe de uma filha de 17 anos de idade, com transtorno bipolar . Finn destaca que tão importante quanto isso é saber o que dizer, também é importante saber quando não dizer nada. Finn diz quando as mudanças de humor de sua filha, de repente, a melhor coisa que podemos fazer é dar-lhe espaço e não perguntar "O que há de errado?" Ou "É algo que eu fiz?" Ela acrescenta: "Lembre-se que não é sobre você. Você tem que deixar a experiência da pessoa que eles estão enfrentando. "

Finn também  sugere um grupo de apoio para o seu amado ou livros sobre a condição de que pode ajudá-lo a perceber que ele não está sozinho e que muitas pessoas vivem com transtorno bipolar a cada dia.

Dr. Rakofsky acrescenta outro ponto importante a lembrar sua amada de: "As pessoas com transtorno bipolar são geralmente muito criativa [e] talentosas. Temos pessoas como Vincent Van Gogh e outros artistas e atores por aí que falam a isso. "

Fonte: everydayhealth

Nenhum comentário:

Postar um comentário