sábado, 2 de junho de 2012

Crack: Brasil tem 1 milhão de dependentes

País tem cerca de 1 milhão de dependentes do crack; nos últimos anos, 63% dos delitos com drogas foram no Sudeste.

É festa no sobrado de Jacira e Claudemiro, família de classe média do bairro de Perus, na periferia de São Paulo. Depois de dois anos de espera, o filho caçula, Claudemiro Júnior, de 22 anos, passa o Dia dos Pais em casa.

Na segunda-feira, porém, ele voltaria para cumprir o resto da pena de dois anos e seis meses no presídio de Franco da Rocha. Foi condenado por tráfico. Ele estava no metrô quando foi abordado pela polícia em 2008. Na bolsa da namorada, menor de idade, mais de um quilo de cocaína.

- Ele assumiu todo o crime. Mas, para mim, negou. Disse que não sabia. Para a advogada, ele contou que já havia feito outras vezes - admite a mãe.

Irmão vítima da Cracolândia
Hoje, no país, há de 800 mil a um milhão de viciados em crack, estimam especialistas na área, como o psiquiatra Ronaldo Laranjeira. Segundo ele, desse total, 10% passaram por prisões ou tiveram problemas com crimes.

No Sudeste, a situação tende a ser mais crítica: segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, 63% dos delitos envolvendo drogas - posse, uso e tráfico - ocorreram na região em 2004 e 2005. São Paulo concentra o maior número, 41%.

O GLOBO acompanha a ansiedade da família de Claudemiro, a uma noite da "festa". Jacira escolhe as fotos para um painel com as imagens de Júnior quando criança. A maioria ao lado do pai: na praia, pescando, brincando na areia, num sítio.

- Acho que a cama agora ficou pequena. Ele cresceu lá. Está um "homão"- empolga-se Claudemiro. - As pessoas ficam achando que a gente está envolvida. Mas tem muitos filhos envolvidos nos crimes, nas drogas, e os pais nem estão sabendo.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário