quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vídeo mostra como fazer uma torta capixaba para chef nenhum botar defeito

Aprenda a fazer uma torta capixaba para chef nenhum botar defeito Além dos ingredientes tradicionais, receita tradicional da Semana Santa pode incluir outros frutos do mar. Veja o passo a passo

Além dos ingredientes tradicionais, receita tradicional da Semana Santa pode incluir outros frutos do mar. Veja o passo a passo



Assim como a tradicional moqueca, a torta capixaba é aquele tipo de prato que as pessoas de outros lugares até tentam fazer igual, descobrir os truques. Mas nunca fica a mesma coisa. E qual é o segredo do carro-chefe dos cardápios da Semana Santa? "O verdadeiro segredo é o amor do capixaba na hora de fazer", resume a chef Valdinete Corrêa, do restaurante Panela Capixaba.

E ela é a responsável por ensinar a receita de uma torta capixaba mais que especial para esta semana santa. O desafio é fazer uma torta capixaba que ao mesmo tempo seja suculenta (aos olhos e ao paladar) e que reúna tudo o que o Espírito Santo tem de bom. Valdinete aceitou a missão. Desafio aceito, veja abaixo os ingredientes necessários para essa super torta capixaba e acompanhe no vídeo o modo de preparo.
foto: Leonardo Soares
Torta Capixaba

As quantidades abaixo são para uma torta que alimenta satisfatoriamente três pessoas. Caso você não goste de algum ingrediente como a ostra, por exemplo, é só retirar esse ítem e dobrar a quantidade de outro produto.

Ingredientes:

- Sururu - 110g
- Lula - 100g
- Ostra - 100g
- Camarão pequeno - 100g
- Siri desfiado - 100g
- Bacalhau desfiado - 100g
- Sal - 15g
- Cebola picada - 70g
- Tomate picado - 320g
- Coentro picado - 70g
- Urucum - 40ml
- Azeite - 70g
- Alho - 30g
- Palmito picado - 135g
- Ovos - 4 unidades
- Azeitona (enfeite) - 4 unidades
- Cebola em rodelas (enfeite) - 3 rodelas

Modo de preparo:

- Em uma panela pré-aquecida, jogue o azeite, o alho, a cebola e o Urucum. Após fritar um pouco esses ingredientes, jogue todos os mariscos, o tomate e o coentro. Espere cozinhar, sem precisar adicionar água, pois os mariscos já vão se desidratar. E em seguida adicione o palmito.

- Atenção com o sal. Como o bacalhau já é bastante salgado, vá provando aos poucos e vendo a necessidade de adicionar um pouco mais de sal à receita.


- Após cozinhar bastante todos os produtos, pegue os quatro ovos e bata a clara em neve. Mas deixe a gema separada. Quando a clara já estiver em ponto de neve, adicione as gemas e misture. Isso fará com que a cobertura da sua torta fique alta e bonita.

- Pegue uma panela de barro, de preferência, coloque a mistura de todos os ingredientes. Depois, jogue o ovo em ponto de neve por cima. Não há problema em parecer que os ovos estão 'esburrando', pois a receita não aumenta de volume no forno.

- Antes de levar ao forno, enfeite com as rodelas de cebola e as azeitonas. Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC e deixe assar por cerca de 20 minutos.

- Após assar, a torta capixaba está pronta para ser servida. Se preferir incrementar um pouco mais a mesa, sirva guarnições de arroz branco, pirão de peixe e moqueca de banana. Mas se quiser algo mais simples, sirva apenas a torta, acompanhada de arroz branco.




Leonardo Soares - gazeta online

Nenhum comentário:

Postar um comentário