segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Feche a porta para o estresse

Feche a porta para o estresse Ter um tempo para relaxar e delegar funções no trabalho podem ajudar a aliviar a tensão
Dormir bem é importante para relaxar e encarar e esvaziar a mente
Deixar o estresse de lado não é tarefa muito fácil. Mas é certo que, se estiver em excesso, ele pode causar sérios problemas à saúde. Por isso, é importante saber equilibrar as emoções para tentar amenizar seus efeitos no nosso dia a dia.

Uma dica fundamental é separar diariamente um horário para você relaxar. Pode ser pela manhã - logo após acordar -, em um intervalo do trabalho ou no período da noite. O importante é tirar esse momento para respirar profundamente e tentar desligar a mente dos problemas.

De acordo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse afeta em torno de 90% da população mundial e já se tornou uma epidemia global. Grande parte do problema, segundo a organização, está relacionado ao ambiente de trabalho.

Então, organizar melhor as atividades e eliminar as obrigações desnecessárias pode ser uma maneira de liberar o seu tempo para as atividades prazerosas e para o descanso.

"No trabalho, é preciso, primeiro, relaxar e entender que, muitas vezes, você não vai dar conta de tudo sozinha. Saber delegar e colocar limites nas atividades é muito importante", aconselha a psicóloga Débora Monteiro Coelho.

Como lidar com a pressão do dia a dia

1. Durma bem - 
Antes de dormir, tente relaxar a esvaziar a sua mente. Isso ajuda a ter uma noite de sono com mais qualidade e ganhar mais força, energia e tranquilidade para encarar a rotina no dia seguinte. Tente dormir, no mínimo, seis horas por noite, afinal, não dá para desestressar com sono

2. Comece o dia com o pé direito - 
Levante-se com disposição para ter um dia mais tranquilo e agradável. Tente não ficar nervoso com coisas simples e se comprometa a encontrar mais tempo para ficar ao lado de familiares e amigos

3. Respeite seus limites -
No trabalho, tente não assumir muitas tarefas, se você sabe que não vai dar conta. Aceite que você não é um super-homem, imponha seus limites e aprenda a delegar atividades.

4. Movimente-se -
Praticar atividades físicas é uma maneira saudável de combater o estresse. Com o exercício, o corpo libera hormônios ligados ao bem-estar e ajuda a aliviar a tensão. Pode ser uma caminhada, academia, ioga, natação ou hidroginástica. O que não vale é ficar parado

5. Reze ou medite -
Não importa a sua religião. Orar com fé ajuda a acalmar a mente e alcançar paz interior. Meditar também é uma maneira de se desligar do mundo por alguns minutos. Feche os olhos, preste atenção à sua respiração e tente desviar todos os pensamentos ruins. Isso vai trazer mais tranquilidade à sua vida

Lorena Fafá
A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário