segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Internet. A geração 4G já chegou para turbinar a sua conexão


A geração 4G já chegou

Operadoras preparam estrutura para turbinar conexões


Em breve, o consumidor deixará de navegar por "águas misteriosas" ao usar a internet pelo celular. O serviço terá mais qualidade e ficará mais rápido e seguro com a tecnologia de quarta geração (4G) que está por vir.

As operadoras de telefonia já iniciam a preparação do terreno para oferecer esse novo serviço ao mercado. Investimentos em infraestrutura para implantação do 3G serão aproveitados para testes de conexão de 4G.

Com a nova tecnologia, será possível ter uma capacidade de acesso de até 300 megabites, enquanto que a terceira geração tem velocidade máxima de 8 megabites.

A Vivo vai iniciar o estudo no próximo mês. Já a Claro, até o final do ano, pretende implantar um projeto piloto. A operadora começou os preparativos para a operação da nova tecnologia até no Espírito Santo.

Segundo a diretora regional da Claro, Gabriela Derenne, a empresa tem investido numa rede capaz de suportar navegação em alta velocidade.

"Mais de 70% da nossa rede já suporta o 4G e até o final do ano será 100% em todo o país", afirma.

A diferença do 3G para o 4G é gritante. As novas conexões móveis serão potentes ao ponto de ultrapassar em qualidade a internet banda largo fixa.

Hoje, o consumidor consegue um acesso de, em média, 21 megas por segundo. Já no 4G, será de 1giga por segundo.

Diferente do 3G, a internet de quarta geração, por ter uma cobertura ampla, tem estrutura para receber um maior número de acessos.
A perfomance é superior e permite ao usuário ter acesso a conteúdos mais pesados, como vídeos.

A Vivo, que pretende até o final do ano ter 3G em todos os municípios do Espírito Santo, afirma que já fez testes em laboratório da tecnologia 4G.

O diretor de planejamento e tecnologia da Vivo, Átila Branco, explica que toda a rede da operadora também está preparada para o novo sistema.

"Agora é preciso aguardar as licitações das novas frequências para que as empresas iniciem as operações".

O prazo para que o 4G seja efetivamente implantado é até 2013. A  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou no ano passado o cronograma que prevê as mudanças na destinação da faixa de 2,5 GHz em benefício das operadoras de celular.



Facilidade no acesso a vídeos e rede social

Antes, o consumidor tinha um celular analógico. Usava apenas para fazer ligações. Depois, passou a adotar o envio de mensagens como ferramenta de comunicação. Agora, muitos aparelhos estão conectados à rede, permitindo a pessoa a conversar no MSN, postar vídeos no YouTube e compartilhar informações no Twitter e no Facebook.

Com o 4G, ter esse tipo de experiência em navegação será mais fácil. No entanto, para usufruir da alta velocidade, o consumidor precisará amargar um gasto nada atraente.

Smartphones vendidos no mercado não conseguirão absorver toda a capacidade da quarta geração.

Especialistas explicam que a conexão para esses aparelhos vão melhorar. No entanto, para chegar até a excelência de navegação, o consumidor terá de comprar um aparelho 4G.

Fabricantes de celular já começam a fabricar produtos com esse potencial de acesso. E nos próximos anos, como ocorre hoje, com o 3G, os notebooks já serão vendidos no mercado com modem 4G embutido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário