sexta-feira, 8 de abril de 2011

Câncer de próstata pode matar 350 homens neste ano no Espírito Santo

residente da Federação das Sociedades de Cancerologia da América do Sul, desvenda os mistérios sobre o assunto





"A incidência de câncer de próstata vem aumentando cada vez mais. Primeiro porque o ser humano vive por um tempo maior e segundo pelos hábitos de vida: dieta muito rica em gordura, que é acumulada na próstata e favorece o aparecimento desse câncer", avalia o oncologista Roberto Gomes.
Quando os homens chegam a uma determinada idade se intensifica a preocupação com um exame muito importante e considerado por muitos uma questão muito delicada, o toque retal. Antes desse período, eles não gostam nem de tocar no assunto. No entanto, o método é ainda um dos mais eficazes para a prevenção do câncer de próstata.
Segundo o cancerologista e mastologista, Roberto Gomes, presidente da Federação das Sociedades de Cancerologia da América do Sul, o câncer de próstata irá matar cerca de 350 homens no Estado em 2011. No Brasil, o número de mortes chegará a aproximadamente 15 mil.
Já o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para 2011 que 1.040 novos casos, em cada 100.000 habitantes, apareçam no Estado. Na Capital, a previsão é de 130 novos casos.

Em entrevista ao Vida Saudável, o cancerologista Roberto Gomes explica o que é a próstata, como é feito o exame do toque retal, quais alimentos ajudam a evitar a doença e quando a impotência pode acontecer. Ele estará em Vitória entre os dias 5 e 7 de maio para participar do I Simpósio Sul-Americano de Cancerologia, no Centro de Convenções da Capital.

Foto: Carlos Alberto da Silva GZ


Oncologista Roberto Gomes

Serviço:

I Simpósio Sul-Americano de Cancerologia
Data: 5 a 7 de maio
Horário: A partir das 8h.
Local: Centro de Convenções de Vitória - Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória.
Informações e inscrições pelo telefone (27)3019-0647
O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, que produz um líquido que, juntamente com o líquido das vesículas seminais e os espermatozoides, formam o esperma.

Muitos homens correm, literalmente, dos consultórios médicos com receio de fazer o exame do toque. Como é feito exatamente o exame do toque?

O exame de toque, que faz parte do exame preventivo do câncer da próstata, é realizado no consultório do urologista ou do oncologista. Consiste na introdução, no ânus do paciente, do dedo indicador do médico, para que a próstata seja avaliada. A maioria dos cânceres da próstata surge na superfície da glândula, o que facilita a descoberta de pequenos tumores ao toque, antes mesmo de darem alterações laboratoriais. Muitos homens "fogem" deste exame, pelo tabu que ainda é a introdução do dedo do médico em seu ânus.

Quais são os exames para detectar câncer de próstata?

Inicialmente o toque retal, seguido do exame de PSA (abreviatura em inglês de antígeno prostático específico) - que é uma proteína produzida pelas células da próstata e que está aumentada nos casos de câncer da próstata. Na suspeita de tumor, faz-se a ultrassonografia transrretal, complementando-se o diagnóstico com a biópsia.

A partir de que idade o homem deve começar a fazer?

45 anos.

Qual é o exame mais eficaz?


A associação do toque retal com o PSA, para a detecção inicial.  A ultrassonografia transrretal após a detecção de achados suspeitos e a biópsia para a confirmação desses achados.

Qual é o tratamento para a doença?

Cirurgia e radioterapia no tratamento do câncer localizado. No caso de metástase, endocrinoterapia e quimioterapia.

Há alguma novidade no tratamento do câncer de próstata? 

No I Simpósio Sul-Americano de Cancerologia, será lançado o medicamento Jevtana, que é a mais nova arma no tratamento do câncer de próstata metastático, resistente aos outros tratamentos.

Os casos estão aumentando?

A incidência vem aumentando cada vez mais. Primeiro porque o ser humano vive por um tempo maior e segundo pelos hábitos de vida: dieta muito rica em gordura que é acumulada na próstata e favorece o aparecimento desse câncer.

Todo homem que tem essa doença fica impotente?


Não. O câncer de próstata não causa impotência. A impotência pode surgir como complicação do tratamento.

Quanto antes descobrir a doença menores serão as chances de impotência?

Quanto antes descobrir a doença, maior será a chance de cura. A impotência pode surgir como complicação do tratamento

Como a esposa pode ajudar o parceiro nos casos de impotência?

Existem uma série de medidas terapêuticas, dependendo do caso, desde medicamentos, até a prótese peniana.

O que os homens podem fazer para evitar esse tipo de câncer?

Procurar ter uma vida saudável, realizar exercícios físicos, ingerir pouca gordura, muitos legumes, verduras e frutas na alimentação, principalmente vegetais vermelhos, como o tomate, e fazer os exames preventivos após os 45 anos de idade.

Quais são os sintomas da doença?


Inicialmente, nenhum. À medida que o tumor vai crescendo, surgem dificuldade para urinar e dor.

Fazer muito xixi à noite é um sintoma?

Depende. Urinar várias vezes à noite, com pouca quantidade de urina e dificuldade, pode ser. (Mas tumor benigno da próstata também dá sintomas parecidos).

Qual médico o homem com sintomas deve procurar?

Urologista ou Oncologista.

Quais os fatores de risco mais comuns associados ao câncer de próstata?

A idade, casos de câncer de próstata na família, dieta rica em gorduras, sedentarismo, estresse, depressão.


LAILA MAGESK - A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário