terça-feira, 22 de março de 2011

Nokia alerta para escassez de celulares após terremoto no Japão

HELSINKI - A Nokia, maior fabricante mundial de celulares em volume, afirmou que pode enfrentar escassez de alguns de seus produtos após o forte terremoto no Japão ter atingido sua cadeia de produção, mas disse que o impacto nos resultados financeiros será limitado.

"A Nokia espera certa ruptura na capacidade de fornecimento de determinados produtos em decorrência da atualmente prevista escassez de componentes relevantes e matérias-primas provenientes do Japão", afirmou a empresa em comunicado, acrescentando que um cenário completo da situação ainda não está disponível.

Cerca de 12% dos componentes utilizados pela Nokia são originários do Japão, mas este volume pode representar um percentual maior por conta de uma recente renegociação com fornecedores.

- A Nokia está numa situação bastante difícil. O total de celulares que ela vende significa que está mais vulnerável a rompimentos inesperados por fornecimento de componentes do que as rivais - disse Ben Wood, chefe de pesquisa na CCS Insight. - Esta é a última coisa que a empresa precisa enquanto lida com a polêmica da nova estratégia anunciada por Stephen Elop.

(Leia mais: Nokia deve esperar nova versão do Windows Phone para lançar aparelhos com sistema Microsoft )

No mês passado, Elop, o novo presidente-executivo da Nokia, apresentou uma nova estratégia de software para a companhia que vem lutando para driblar rivais, com foco em hardware e utilização de software da Microsoft.

A Nokia também desembolsou mais de US$ 6 milhões em março por ele ter deixado a Microsoft em setembro passado para ingressar na empresa finlandesa. Os gastos da empresa não são poucos, e uma crise no setor pode abalar o crescimento esperado para 2011.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário