segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Legião Urbana, os Beatles do Brasil.

“A Legião Urbana é os Beatles do Brasil.’’ Quem afirma é Jorge Lopes, diretor comercial da EMI Music nacional e um dos responsáveis pelo ambicioso projeto de reedições de oito álbuns da banda de Renato Russo (1960-1996). Previsto para chegar às lojas na próxima semana, o pacote foi inspirado em produto desenvolvido no ano passado pela EMI internacional, que reempacotava em caixa de luxo a discografia da mitológica banda inglesa.
Dado Villa-Lobos , Renato Russo e o baterista Marcelo Bonfá


Legião Urbana é considerada uma das maiores bandas de rock da história do Brasil.

Formada no início dos anos 1980 , após a desintegração do Aborto Elétrico , banda seminal da cena punk de Brasília (que também deu origem ao grupo Capital Inicial ), a banda teve como principal compositor e vocalista Renato Manfredini Jr. , nome artístico de Renato Russo (1960-1996). Russo teve seu nome artístico em homenagem a seu admirado Jean-Jacques Rousseau e Bertrand Russell . Eles também foram o guitarrista como Villa-Lobos eo baterista Marcelo Bonfá . O baixista Renato Rocha tocou com o trio durante os três primeiros álbuns.

Gravadora: EMI Music Brasil (sob licença da EMI Odeon Brasil)

Membros

Renato Russo - vocal, guitarra baixo, teclados.
Como Villa-Lobos - Guitarra, vocal, baixo (ocasionalmente)
Marcelo Bonfá - bateria, percussão, vocais
Renato Rocha - Baixo (até 1989)

Discografia

Legião Urbana (1985)
Dois (1986)
Que país e este?(1987)
As Quatro Estações (1989)
V (1991)
Música para Acampamento (1992)
O Descobrimento do Brasil (1993)
A Tempestades ou O Livro dos dias (1996)
Uma Outra Estação (1997)
Mais do Mesmer (1998)
Acústico MTV (1999)
Como é que que Diz Eu te amo (2001)
As Quatro Estações Ao Vivo (2004)

Legião Urbana
O primeiro álbum da Legião Urbana foi lançado em janeiro de 1985, para muitos fãs é considerada um dos melhores discos. Contém sucessos como as músicas "Será", "Geração Coca-Cola" e "Ainda É Cedo", bem como as músicas mais críticas e militante, como "Baader-Meinhof Blues", "O Reggae" e "A Dança". O álbum recebeu boas críticas e foi consideradao na época uma revelação, bem como ter excelentes vendas.

Alguns dos sucessos deste álbum foram gravadas na lista de canções clássicas da música brasileira, que anos mais tarde foram capas de outros cantores brasileiros, como Simone , com "Será", Marina Lima , com "Ainda É Cedo" Cássia Eller com "Por Enquanto" e "Geração Coca-Cola" e da banda paulistana Ira! com "Teorema".

Dois
O segundo álbum, Dois, foi lançado em 1986. O disco deveria ser duplo e se chamar Mitologia e Intuição, mas o projeto foi recusado pela gravadora, fazendo com que o disco saísse simples. Em seu começo é possível ouvir um pouco da canção "Será" envolto a ruídos de rádio e do hino da Internacional Socialista. É o segundo álbum mais vendido da banda, com mais de 1,2 milhão de cópias, e considerado por muitos o mais romântico. "Tempo Perdido" fez um grande sucesso e se tornou num dos clássicos da Legião. "Eduardo e Mônica", "Índios" e "Quase Sem Querer" também fizeram sucesso. No entanto, o álbum tem aumentado as vendas na história da banda, na base do sucesso "Eduardo e Mônica", uma canção que foi considerada difícil porque não têm refrão.

O álbum incluía outros sucessos como "índios", "Tempo Perdido" e "Quase Sem Querer". A música "Fábrica" foi usado por muitos anos para abrir os shows da Legião. Esta canção, juntamente com "Perfeição" do disco "O Descobrimento do Brasil" foi gravada anos depois, a pela banda argentina Attaque 77 . "Dois" foi lançado em 1986, vendendo mais de dois milhões de cópias.

Que país e este 1978/1987
Após o tremendo sucesso de "Dois", o rótulo empurrou a Legião lançar um terceiro álbum, embora houvesse material suficiente. Das nove canções que compõem "Que pa´s é este (1978-1987), apenas dois foram escritos depois de" Dois "(Angra dos Reis", em referência à usina nuclear no Estado do Rio de Janeiro , e " Mais do Mesmo "). A canção "Faroeste Caboclo" não tem refrão, e é composto de 159 versos que se repetem ao longo de nove minutos. Ainda assim, a canção foi memorizado de ponta a ponta para milhares de adolescentes que cantavam em shows.

Durante a turnê promocional para o álbum, a tragédia golpeou no Estádio Mané Garrincha, enquanto a multidão saiu do controle e se feriram uma série de fãs. Isto aumentou a fobia dos grandes shows que  Russo já sentia, e tornou-se mais introspectivo o próximo lançamento da banda.

As Quatro Estações
Renato Rocha deixou a banda porque não podiam suportar a pressão que tinha que ser um membro de uma banda de tanto sucesso, e este álbum cristalizou programação final da banda. Houve uma mudança no som do mesmo, onde as canções de protesto foram substituídas pelas baladas de amor. A maioria dos fãs apoiaram a mudança, e "As Quatro Estações" se tornou o maior hit de rádio, da Legião, com nove de suas onze canções tocaram nos programas de rádio - sucesso absoluto. A música ponta de lança e, talvez a música mais famosa da Legião foi "Pais e Filhos" - o que é difícil dizer com certeza diante de tantas canções que fascinavam os fãs.

O disco, 1989 , é uma homenagem a outro ídolo do rock brasileiro, Cazuza , que na época estava sofrendo de AIDS , uma doença que o matou no ano seguinte (e ele próprio Russo em 1996).

V
Depois da paz, o reflexivo "As Quatro Estações" chegou em Dezembro de 1991 "V" é um álbum negro. O tempo de gravação é compatível com o humor de Renato Russo. Teve pouco sucesso quando foi lançado, mas em uma entrevista, Russo disse que ele era o melhor álbum que eles fizeram. Com o tempo, foi reconsiderada por fãs e críticos.

Embora o álbum apresente um tema pessimista é um álbum sobre a morte, mas como um reflexo da realidade em torno do cantor. A unidade de plasma maduras após serenidade ("As Estações Quatro") sempre tempestade outro. A turnê promocional de "V" teve que ser retirado devido a condições de saúde de Renato Russo. Ele viveu um período difícil com seu vício em drogas e álcool.

Música para Acampamento
Este CD duplo aparece no ano seguinte o álbum "V" sob pressão da EMI, o trabalho é uma coleção de apresentações ao vivo de rádio e TV que não deixou a banda satisfeita com o resultado. Foi o álbum que vendeu menos cópias.

O Descobrimento do Brasil
O álbum é de 1993, quando Russo tinha iniciado o tratamento para se livrar da droga, e estava otimista sobre os resultados. Ainda assim, as letras variam de tristeza e alegria, encontros e desencontros. Como se para continuar caminhando, era necessário deixar algumas coisas para trás, o que é impossível sem uma dose de nostalgia. Assim, "O Descobrimento do Brasil" é um álbum com fortes notas de esperança, e é considerado um dos mais "feliz", mas permeado por tristeza.

"A Tempestade Ou (O Livro dos Dias)"
Este seria o último álbum lançado com Renato Russo ainda vivo. Foi lançado no final de setembro de 1996. Aqui notamos a deterioração da saúde do cantor, sua voz, tanto na composição das letras. A canção "A Via Láctea" foi o primeiro sucesso que foi ouvida no rádio e chegou a ser considerada a sua carta de despedida, outras questões também estão tensas e belas como "1 º de Julho" e "Dezesseis".
Este álbum está faltando a frase em latim que apareceu em todos os álbuns anteriores: vence tudo.) URBAN OMNIA (Vincit URBANA LEGIO LEGION Não houve entrevista ou turnê de promoção para este álbum, porque Russo, enfraquecido por complicações da AIDS se trancou em seu apartamento em Ipanema , no Rio de Janeiro e morreu 11 de outubro do mesmo ano.

Uma Outra Estação
Este é o primeiro póstuma Legião Urbana e do trabalho de estúdio. Foi lançado em 18 julho de 1997, quase um ano depois da morte de Renato, composto por músicas novas e não foram incluídos no seu trabalho anterior, "A Tempestade Ou (O Livro dos Dias)". Este é um álbum menos deprimente do que a anterior, embora o estado de melancolia ainda está presente em algumas músicas como "Clarisse" ou "tempestades". O tema "Sagrado Coração" tem letra, mas nenhuma voz pode ser gravada por Russo, isso não significa que é uma das melhores canções do álbum.

Como Villa-Lobos e Marcelo Bonfá concluíram os arranjos finais, que contou com a participação especial de Renato Rocha (Negrete) no baixo para a gravação do álbum de abertura da faixa "Riding Song". Também colaborou Bi Ribeiro ( Paralamas ) em menor das canções "Depois das Seis" e "Travessia do Eixão." O guitarrista Tom Capone também participou e o amigo Carlos Trilha Desde teclados e também foi responsável pela teclados e programação do projeto solo de Renato Russo "The Stonewall Celebration Concert".

Mais do MESMO
É o álbum que contém a "Greatest Hits" não contém qualquer faixa inédita, mas é uma boa opção para quem não está familiarizado com o trabalho da banda e quer ter os principais problemas que fizeram Legião Urbana mito do rock brasileiro. A seleção dos sujeitos foi dada pelos restantes membros da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá , mas tinha inicialmente resistiu liberar este registro, mas acordado pela forte insistência da gravação da EMI.

Acústico MTV
Faltou um show gravado em 1992 na World Series é conhecido como "MTV Unplugged" , onde mostra o humor de Renato Russo, brincando com o público e as pessoas no canal. Destacando várias questões, especialmente a canção dos Menudos  "Hoje A Noite Não Tem Luar" O infinito "Metal Contra Nuvens como" e "Faroeste Caboclo" e a clássica "País e Filhos" e "Eu Sei". Há também algumas em idioma Inglês que só aparecem registradas neste álbum.

Nesse mesmo ano conheceu alguns tópicos que foram incluídos no disco de raridades duplo, "w / Música camping", mas só recentemente em Outubro de 1999 pode ser acessada, na íntegra, o show que foi lançado em CD e DVD.

Como é que se Diz Eu te amo
Lançado em 2001, o formato de álbum duplo são os espetáculos realizados em 8 e 9 de Outubro de 1994 no Rio de Janeiro em turnê para promover o álbum "O Descobrimento do Brasil." Legião Urbana gravou todos os shows que fez, há muito material disponível para posteriores álbuns ao vivo, este foi o primeiro álbum foi lançado comercialmente com um recital. Tem as melhores músicas da banda, embora o som será ultrapassado por outro álbum ao vivo que foi lançado em 2004, "As Quatro Estações Ao Vivo".

As Quatro Estações Ao Vivo
Quatorze anos depois vem à luz do processo mostram que atraiu mais de 100.000 pessoas no Parque Antartica ", na cidade de São Paulo . Originalmente uma gravação em cassete foi feito, mas remasterizada, remixada por Fábio França, resultando no melhor álbum ao vivo.

O álbum contém os maiores sucessos do trio, mas problemas pela falta de "V" e "O Descobrimento do Brasil" isso não significa que a seleção das músicas não seja espetacular. Ele foi lançada em single e em versão dupla, o último contém uma faixa escondida ("Faroeste Caboclo") que pode ser ouvido 17 minutos após o final do item 10 no disco número  2.

Esse disco traz a gravação de um show realizado em agosto de 1990, durante a turnê do disco "As Quatro Estações", no estádio do Palmeiras. Por mais que se tente entender o que foi (e o que ainda é) o fenômeno Legião Urbana, só mesmo mergulhando no clima de uma apresentação ao vivo, com Renato Russo comandando uma legião de mais de cem mil fiéis seguidores, ávidos por ouvir seus versos e suas declarações, por vezes beirando o non-sense, é que dá para ter uma vaga idéia do que este professor de inglês que um dia resolveu virar uma espécie de Messias do rock brasileiro é que se pode ter uma vaga idéia do que o grupo brasiliense representou na história recente." Esse registro mostra-nos que as letras de Legião Urbana são atuais e duradouras. A resposta do público se refletiu nas altas vendas que conseguiram emplacar, esgotando em poucas semanas. Este é o último álbum, a gravadora lançou.

Sugestões de Leitura:
Legião Urbana - Wikipedia

História da Legião Urbana



Legião Urbana - O Teatro dos Vampiros(Acústico Mtv)


Nenhum comentário:

Postar um comentário