quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Explosão curta no rim reduz a pressão arterial

Uma explosão curta de ondas de rádio nos rins pode ajudar a controlar a pressão arterial elevada em pacientes que não respondem à medicação, mostra um estudo.

O trabalho pioneiro, descrito na revista médica The Lancet, seletivamente rompe nervos para os rins, que desempenham um papel fundamental na regulação da pressão arterial.

Embora ainda em fase de testes, os especialistas dizem que o procedimento poderá um dia ajudar centenas de milhares de pacientes.

Metade dos pacientes não conseguem alcançar bom controle da pressão arterial com drogas.

Isto é em parte porque pode ser difícil lembrar de tomar os medicamentos todos os dias. Mas, para até um quinto dos pacientes, é simplesmente porque as drogas não têm efeito.

A pressão arterial elevada é uma condição extremamente comum, afetando cerca de um em cada três adultos na Inglaterra.


Este estudo abre um novo caminho potencialmente excitante para o tratamento de pacientes com pressão arterial elevada, que não respondem bem aos medicamentos atuais "

Especialistas acreditam que o novo procedimento pode ajudar muitos a controlar melhor sua condição, diminuindo assim o risco de derrames e ataques cardíacos futuros.

Resultados promissores
Médicos chefiados pelo professor Murray Esler no IDI Baker Coração e Diabetes Institute, em Melbourne, na Austrália, tem vindo a testar a segurança e a eficácia da terapia.

Para chegar até os rins, os médicos usam um pedaço fino e comprido de tubo chamado cateter que é enfiada em uma artéria na virilha e guiado até o rim.

Uma vez no local, o cateter é conectado a uma máquina que gera ondas de rádio, conhecida como energia de radiofreqüência.

Desta forma, uma pequena explosão a partir da máquina pode derrubar uma série de minúsculos nervos que são executados no revestimento das artérias dos rins.

Ao parar esses nervos de enviar sinais ao tratamento reduz a pressão arterial.

A equipe australiana, que trabalha com 24 centros em todo o globo, testaram o tratamento em ensaios clínicos envolvendo mais de 100 pacientes.

Eles descobriram que a terapia reduziu a pressão arterial em cerca de 10 mmHg ou mais - que embora não seja suficiente para voltar a pressão arterial a um nível "normal" é suficiente para reduzir alguns dos riscos à saúde associados da pressão arterial muito alta.

E, mais importante, houve poucos efeitos colaterais, se houver.

A pressão arterial elevada

A pressão arterial elevada, também conhecida como hipertensão arterial, é geralmente definido como tendo uma pressão arterial sustentada de 140/90 mmHg ou superior.

A pressão arterial elevada, muitas vezes não causa sintomas ou problemas imediatos, mas é um importante fator de risco para ataques cardíacos e derrames.

Fatores de risco para hipertensão arterial incluem a má alimentação e a falta de exercício
Seis meses após o tratamento, 41 (84%) dos 49 pacientes que se submeteram ao procedimento tiveram uma redução na pressão sanguínea sistólica de 10mmHg ou mais, em comparação com 18 (35%) dos 51 submetidos aos controles.

O primeiro paciente no Reino Unido recebeu o procedimento inovador na Barts and The London NHS Trust, um ano atrás.

Comentando os resultados, o professor Jeremy Pearson, da British Heart Foundation, disse: "Este estudo abre um caminho potencialmente excitante novo para o tratamento de pacientes com pressão arterial elevada, que não respondem bem aos medicamentos atuais.

"Mais estudos são necessários para verificar se esse procedimento invasivo será aceitável para os pacientes e produzem efeitos duradouros que são seguros e reduzem eventos cardiovasculares futuros."


O professor Graham MacGregor, presidente da ONG britânica da Blood Pressure Association, disse: "Esta é uma pesquisa interessante, que poderia desempenhar um papel no combate à emissão massiva de pressão arterial elevada, que afeta 16 milhões de adultos no Reino Unido e é um grande assassino por meio dos traços e ataques cardíacos que ela causa. "

Mas ele disse que a maioria das pessoas não precisariam se submeter a um tratamento invasivo, como, por maioria, a hipertensão pode ser controlada com sucesso através de medicamentos prescritos e um estilo de vida saudável.

BBC.UK

Nenhum comentário:

Postar um comentário