segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tiririca perde a graça: Candidato que não leu e não escreveu o pau comeu!

A revista época no encalço do palhaço profissional, Tirica, a fim de descobrir se afinal ele sabe ler e escrever para estar apto a ser Deputado Federal. O coitado do Tiririca acabou sendo encurralado. Mesmo aparentemente salvo por seu filho e assessores, ficou claro que existe algo que cheira mal.
Promotor quer que Tiririca comprove se sabe ler e escrever

O promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes, da 1º Zona Eleitoral de São Paulo, entrou com duas representações, na PRE-SP (Procuradoria Regional Eleitoral) e no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), nesse sábado, pedindo para que seja confirmado se o humorista Tiririca, candidato a deputado federal pelo PR, sabe ler e escrever, como obriga a lei.

As ações foram motivadas por reportagem da revista “Época” desta semana, que revela indícios de que o candidato é analfabeto. Segundo a publicação, a caligrafia que Tiririca usa nos autógrafos distribuídos aos eleitores durante corpo a corpo de sua campanha difere do tipo de letra apresentada na declaração entregue ao TRE-SP para atestar que não é analfabeto. Além disso, a reportagem flagrou o candidato pedindo para que seu filho lesse um texto em seu lugar.

O promotor afirmou ter “ficado estarrecido” ao ler a reportagem, que o incentivou a entrar com as ações na Justiça. O procurador sugere que Tiririca seja submetido com urgência a um teste, como manda resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em caso de “dúvida embasada” sobre a alfabetização do candidato. Para comprovar que não é analfabeto, Tiririca seria obrigado a ler e escrever um trecho da Constituição Federal.

Na última segunda-feira (20), o mesmo promotor denunciou Tiririca por falsidade ideológica após o candidato ter afirmado em entrevista que declarou ao TSE não possuir nenhum bem em seu nome pessoal, pois teria transferido tudo para o nome de terceiros depois de responder a ações trabalhistas de ex-funcionários e de processos abertos por sua ex-mulher.

Cassação

Se for comprovado que o humorista é analfabeto, sua candidatura é cassada. Caso isso aconteça antes das eleições, os votos direcionados a ele serão considerados nulos e não contabilizados. Se a decisão ocorrer após a eleição, seus votos serão computados para os partidos de sua coligação.

Segundo o Lopes, porém, o PR sabe da condição de Tiririca e teria responsabilidade caso a fraude fosse comprovada. “O partido que faz isso está fraudando o processo . Vai ter uma tremenda discussão [para saber] se esses votos se dirigem ou não aos partidos”, prevê.

De acordo com a assessoria do TRE-SP, a representação deve ser julgada nesta segunda-feira.(Fontes: eBand)


Não se engane: Tiririca é exceção
O fenômenoTiririca – que entra na última semana de campanha como o campeão de intenção de votos para deputado federal em São Paulo, segundo a última pesquisa Ibope – levou muita gente a instituir uma verdade absoluta: candidato-celebridade é a garantia dos partidos para garantir a eleição de mais um monte de políticos ruins de voto, todos montados na garupa dos votos alheios.

Com Tiririca (cuja cartilha que está sendo distribuída aos eleitores é reproduzida acima), lançado pelo PR, está sendo assim. Mas, de acordo com a última pesquisa Ibope para deputado federal em todo o país, trata-se de uma exceção.

Romário, que deve ser o segundo mais votado no Rio de Janeiro, é outra exceção. Netinho de Paula, outra. O resto – uma turma que vai da Mulher-Pêra e Vampeta a Moacyr Franco e Marcelinho Carioca, passando por Reginaldo Rossi e Maguila - não deve se eleger. E, se forem eleitos, não serão de modo algum campeões de votos. (Por Lauro Jardim - Revista Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário