terça-feira, 21 de setembro de 2010

Lady Gaga engajada totalmente contra a norma do 'Don't Ask, Don't Tell'

Lady Gaga , engajada em defesa
 da igualdade de direitos dos
 gays
BOSTON, EUA - A cantora pop americana Lady Gaga mobilizou seus fãs na internet e conseguiu levar 2 mil deles nesta segunda-feira a uma manifestação nos EUA contra a norma "Não pergunte, não diga" (Don't Ask, Don't Tell), que obriga os militares gays americanos a manter sigilo sobre sua homossexualidade sob pena de serem expulsos.

O Senado deve levar à votação nesta terça-feira a decisão sobre iniciar ou não um debate sobre o tema. A previsão é de um resultado apertado. A Câmara dos Deputados já votou pelo fim da política, que remonta ao governo de Bill Clinton.

A estrela, que se define como bissexual e é musa da comunidade gay, vem pedindo aos senadores que tentem derrubar a regra que proíbe homossexuais assumidos de servirem nas Forças Armadas.

"Votação chave esta terça-feira sobre a revogação da lei 'Don't Ask, Don't Tell'. Precisamos de 60 senadores. Ligue para seu senador agora", expressou Lady Gaga em seu perfil no microblog Twitter.

Para reforçar o recado, Gaga discursou nesta segunda-feira em um parque perto da Universidade de Southern Maine, em Portland, no Maine, estado representado por dois senadores republicanos. Os defensores dos direitos dos homossexuais esperam que os legisladores rompam com a tendência de seu partido e defendam o fim da proibição.
Gaga: "Se você não é honesto o suficiente para lutar sem preconceitos, vá para casa.

"Estou aqui hoje porque gostaria de propor uma nova lei. A lei que manda para casa os soldados que tem o problema. Nossa nova lei é chamado, 'Se você não gosta, vá para casa'".
A cantora revelou que ela sentiu-se compelida a participar depois de ouvir as experiências da vida real dos membros gays militares.
Ela acrescentou: "Não são heróis incríveis aqui hoje cujas histórias são mais poderosos do que qualquer história que eu poderia contar, toda a luta que eu sempre lutei, ou qualquer música que eu poderia vender. Eu estou aqui porque eles me inspiram. Estou aqui porque acredito neles. "

Na semana passada, num vídeo preto e branco de 7 minutos no YouTube, Gaga fez outro apelo, sentada diante de uma bandeira dos EUA, vestindo gravata escura, blusa branca e blazer escuro.

"Estou aqui para ser uma voz pela minha geração. Pela juventude deste país, a geração afetada por esta lei, e cujos filhos serão afetados."

Ela diz que a lei é inconstitucional, que os seus fãs deveriam procurar os senadores, e que seus seguidores do Twitter deveriam fazer seus próprios vídeos em prol da igualdade de direitos para os homossexuais.

"Tuitem seus vídeos para mim que eu vou postá-los", escreveu ela no microblog.

A artista tem uma estreita relação com o público homossexual, e na semana passada desfilou no tapete vermelho do MTV Music Video Awards acompanhada por quatro veteranos gays. A cantora, de hits como "Bad Romance" e "Alejandro", tem 18 milhões de fãs no Facebook e mais de 6 milhões de seguidores no Twitter.

O Globo e Toronto Sun 

Nenhum comentário:

Postar um comentário