segunda-feira, 20 de abril de 2015

Suécia, 15 curiosidades

Curiosidades sobre Suécia: 

1. Qualquer produto que você compra na Suécia é garantido por um ano e, o varejista deve trocá-lo se ele falhar nesse tempo (isso inclui coisas como roupas e sapatos).

2. A lei sueca garante que as crianças sejam bem protegidas e os seus direitos são defendidos. Há também várias organizações dedicadas ao bem-estar dos jovens. Em 1979, a Suécia foi o primeiro país do mundo a proibir castigos físicos em crianças. Tornando isso uma ofensa criminal.

3. Entre 1850 e 1910 mais de 1 milhão de suecos migrou para os EUA.

4. As Cerimônias do Prêmio Nobel são realizadas na Suécia e Noruega a cada ano em 10 de dezembro.

5. A Suécia tem o maior número de restaurantes McDonald, per capita, na Europa.

6. O maior centro comercial da Europa é "Nordstan", em Gotemburgo.

7. No outono e na primavera, há espetacular show de luzes no norte da Suécia chamado de "aurora boreal". Luzes verdes e vermelhas deslumbrantes que enchem o céu até tarde da noite são causados ​​por colisões de partículas minúsculas na alta atmosfera da Terra.

8. A Suécia foi o primeiro país da Europa a criar parques nacionais. Hoje, existem 28 parques nacionais e reservas naturais e muitos santuários da vida selvagem.


9. Na Suécia as casas não têm máquina de lavar roupa. Os edifícios têm uma sala para os condôminos tratarem da sua roupa, cada condomínio agenda a data/hora em que irá usar a sala da lavandaria. Isto é feito para economizar a eletricidade.

10. A Suécia tem a segunda maior proporção de mulheres no seu parlamento nacional, de 45,3%, de acordo com a União. Inter-Parlamento

11. A Suécia é o terceiro maior exportador de música do mundo, após os EUA e a Grã-Bretanha.

12. A Suécia tem a maior expectativa de vida na Europa, 81,70 anos (dados de 2012).

13. O Brasil pode ser o maior produtor de café, porém um dos maiores consumidores é a Suécia! De acordo com a Organização Internacional do Café, a Suécia ocupa o segundo no mundo depois da Finlândia em termos de consumo de café por pessoa. Beber café é promovido através de uma tradição chamada fika - em que amigos, familiares e / ou colegas se encontram para um café ou chá.

14. A Suécia tem, juntamente com a Hungria e Dinamarca, tem uma das mais altas cargas tributárias no mundo. Carga tributária sobre o PIB: 44,08%

15. Suécia tem o maior número de usinas nucleares per capita na Europa, com 10 reatores para 9 milhões de habitantes. Aproximadamente 40% da energia consumida na Suécia vêm das usinas nucleares. As dez centrais de reatores do país produzem por ano 58,1 bilhão de kWh. Na perspectiva do governo sueco, o uso da energia nuclear (que não gera emissões de gases efeito estufa) é uma forma de reduzir a participação da Suécia no processo do aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário