quinta-feira, 23 de abril de 2015

São Jorge, um dos santos mais populares


Um dos santos mais populares de todos os tempos, seu dia de festa de 23 de abril é a única festa universal de um santo que não seja a Virgem Maria ou João Batista! Por quê? Ele reflete valores universais cristãos, aqueles que muitos homens no mundo ocidental fariam bem para emular: constância, força, fidelidade, amor a Deus e ao próximo, auto-sacrifício, mantendo um verdadeiro código militar de cavalaria e honra. Demasiadas vezes os dons de homens cristãos são rejeitados em diálogos pseudo-feministas do mundo ocidental, perdendo o ponto de que um homem cristão sólido oferece ao mundo, e quão mal o mundo precisa de homens cristãos! Um santo como Jorge, que inspirou outros, tanto na vida e na morte, e cuja proteção celeste tem sido sentida por mais de 1.700 anos, é aquele que pode mover os homens cristãos em frente na sua fé.

Os princípios básicos do ícone São Jorge é o guerreiro corajoso montado em um cavalo branco, erguendo a lança para furar o dragão em sua garganta aberta, enquanto uma mulher está à distância à espera de ser resgatada. Fora desse ícone, vem a lenda de Jorge matando um dragão que foi alimentado com um tributo anual de uma virgem de uma cidade sitiada. Mas o ícone não tem nada a ver com uma lenda. Em vez disso, a mulher é Ekklesia, a Igreja. O guerreiro é realmente Jorge, que sabemos que era um oficial do exército romano e um dos muitos que morreram por não prestar culto aos ídolos com sacrifícios e queima de incenso. Sabemos, também, que este Jorge sofreu muito em seu martírio, provavelmente por causa de sua alta posição e própria popularidade pessoal entre as tropas, a fim de assustar outros soldados cristãos a se converterem ao paganismo. O dragão é a força do mal - e o Jorge justo mergulha a lança, que é coberto com a Cruz do Salvador, direto nas mandíbulas do inferno. Assim, Satanás é destruído, a vitória é da Igreja, e as almas são inspiradas a seguir Jorge em seu comportamento justo.

Conduzido diante do Imperador romano Diocleciano, foi instado a queimar incenso aos ídolos. Tendo-se recusado energicamente a isso, foi torturado e recolhido a um cárcere. Foi constrangido nessa prisão a passar a noite com uma pesada pedra sobre o ventre. Foi favorecido ali com uma visão, em que Deus lhe anunciou uma longa série de torturas, que durariam sete anos. No decurso desse período, seria morto e ressuscitaria três vezes.

Em Transcarpátia - Leste da Eslováquia, a festa de São Jorge é um evento importante nas culturas agrícolas. 23 de abril é quando os rebanhos e manadas são movidos para fora dos vales e para as montanhas, e quando os campos são abençoados. Ainda hoje, esta marca a migração dos pastores e dos animais (eles deixam as terras altas na festa de outro guerreiro-santo, São Demétrio, no final de outubro, e a estação de cultivo termina em festa dedicada à Igreja de São Jorge, no início de novembro). Todos os animais estão sob a proteção de Jorge, por isso, se um lobo ou urso arrebata um sobre o dia da festa, isso deve ser a vontade de George e nenhum caçador prosseguirá.

É também o dia para abençoar os campos e jardins. Paroquianos saem das igrejas que levam todos os banners processionais, e os sacerdotes avançam para abençoar os campos agrícolas em primeiro lugar, em seguida, em seu retorno para os jardins de casas individuais nas aldeias. A prática é realizada mesmo havendo chuva porque não há nenhum pensamento que possa atrasar a bênção.

São Jorge é o santo padroeiro da República da Geórgia, da Inglaterra, Alemanha, Palestina, Lituânia, Grécia, co-padroeiro da Ucrânia; de todos os soldados, escoteiros, as cidades de Moscou, Beirute, Lviv (em português: Leópolis ou Lemberga ), e Veneza; as ilhas de Malta e Gozo onde apareceu durante um ataque pelas marinhas muçulmanos que depois se retirou; agricultores, pastores, cavaleiros. Todos nós temos dragões que precisam ser mortos, e todos nós devemos ser defensores verticais das verdades da Igreja: O bravo São Jorge, nos ajude!

Oração a São Jorge
Fiel servo de Deus um mártir invencível, São Jorge,  favorecido por Deus com o dom da fé,  e inflamado com um ardente amor de Cristo,  tu lutas bravamente  contra o dragão do orgulho,  falsidade e mentira.  Nem a dor nem a tortura, espada nem a morte pode te separar  do amor de Cristo.   Eu fervorosamente imploro-te por causa deste amor a me ajudar com a tua intercessão para superar as tentações que me cercam, e para suportar corajosamente  as provações que me oprimem, para que eu possa pacientemente carregar a cruz  que é colocada sobre mim,  e não deixe nem sofrimento, nem dificuldades, nem  me separar do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo.  Campeão valente da Fé,  me ajude no combate contra o mal,  para que possa ganhar a coroa prometida aos  que perseveram até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário