sexta-feira, 6 de junho de 2014

A origem da expressão "casa do caralho".

Como surgiu a expressão "casa do caralho".

Segundo a Academia Portuguesa de Letras, "CARALHO" é a palavra com que se denominava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das caravelas, de onde os vigias prescrutavam o horizonte em busca de sinais de terra.

O CARALHO, dada a sua situação numa área de muita instabilidade (no alto do mastro) era onde se manifestava com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco.

Também era considerado um lugar de "castigo" para aqueles marinheiros que cometiam alguma infração a bordo.

O castigado era enviado para cumprir horas e até dias inteiros no CARALHO e quando descia ficava tão enjoado que se mantinha tranquilo por um bom par de dias. Daí surgiu a expressão: “MANDAR PRO CARALHO"!

Hoje em dia,CARALHO é a palavra que define toda a gama de sentimentos humanos e todos os estados de ânimo.
Ao apreciarmos algo de nosso agrado, costumamos dizer: “ISTO É BOM PRÁ CARALHO”!

Se alguém fala conosco e não entendemos, perguntamos: Mas que CARALHO quer dizer?

Se nos aborrecemos com alguém ou algo, mandamo-lo "PRÁ CASA DO CARALHO".

Se algo não nos interessa dizemos: NÃO QUERO SABER NEM PELO CARALHO.

Se, pelo contrário, algo chama a nossa atenção, então dizemos: ISSO INTERESSA-ME PRÁ CARALHO.

Também são comuns as expressões: Essa mulher é boa prá CARALHO (definindo a beleza); Esse cara é feio prá CARALHO (definindo a feiura); Esse filme é velho prá CARALHO (definindo a idade); Essa mulher mora longe prá CARALHO (definindo a distancia);
Enfim, não há nada que não se possa definir, explicar ou enfatizar sem juntar um “CARALHO”.

Se a forma de proceder de uma pessoa nos causa admiração dizemos: "ESTA PESSOA É DO CARALHO".

É por isso que lhe posto este comentário do CARALHO e espero que o seu conteúdo lhe agrade prá CARALHO, desejando que as suas metas e objetivos se cumpram, e que a sua vida, agora e sempre, seja boa prá CARALHO.

A partir deste momento poderemos dizer "CARALHO", ou mandar alguém pro "CARALHO" com um pouco mais de cultura e autoridade acadêmica ...
Mostrem esta postagem para alguém de quem goste prá “CARALHO”.

E TENHAM UM DIA FELIZ! “UM DIA DO CARALHO”!

Fonte: facebook.com

 Sem eira nem beira

Significa pessoas sem bens, sem posses. Eira é um terreno de terra batida ou cimento onde grãos ficam ao ar livre para secar. Beira é a beirada da eira. Quando uma eira não tem beira, o vento leva os grãos e o proprietário fica sem nada. Na região nordeste este ditado tem o mesmo significado mas outra explicação. Dizem que antigamente as casas das pessoas ricas tinham um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira como era chamada a parte mais alta do telhado. As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer este telhado , então construíam somente a tribeira ficando assim "sem eira nem beira".


Acabar em pizza
Uma das expressões mais usadas no meio político é “tudo acabou em pizza”, empregada quando algo errado é julgado sem que ninguém seja punido. O termo surgiu no futebol. Na década de 60, alguns cartolas palmeirenses se reuniram para resolver alguns problemas e, depois de 14 horas seguidas de brigas e discussões, estavam com muita fome. Assim, todos foram a uma pizzaria, tomaram muito chope e pediram 18 pizzas grandes. Depois disso, simplesmente esqueceram o assunto, foram para casa e a paz reinou. Depois desse episódio, Milton Peruzzi, que trabalhava no jornal Gazeta Esportiva, publicou a seguinte manchete: “Crise Do Palmeiras Termina Em Pizza”. Daí em diante, a expressão pegou.

Andar à toa
”Toa” vem do inglês ”tow”, que é a corda usada por um barco para rebocar outro maior. Então, quando o barco menor está rebocando o navio, os marinheiros do navio ficam sem fazer nada. À toa é algo feito sem esforço, algo sem importância. Os portugueses, resolveram dar um sentido figurado a esse procedimento marítimo, e já faziam isso desde o século XVII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário