sábado, 14 de dezembro de 2013

Tempestade de granizo - Fatos interessantes e informações sobre o granizo

Tempestade de granizo - Fatos interessantes e informações sobre o granizo

Uma tempestade de granizo é nomeado tal, devido ao fato de que, durante a tempestade, pedras de granizo (ou bolas de gelo) caem em grandes quantidades a partir do céu.

A bola de gelo que cai do céu, durante uma tempestade de granizo, é conhecida como uma "pedra de granizo". Uma pedra de granizo média pode ter qualquer diâmetro entre 5 a 150 milímetros.

Agências de previsão do tempo e departamentos, jornais, canais de televisão e de outras organizações de mídia, não se referem ao tamanho real de um granizo em milímetros, ao relatar a severidade de uma tempestade de granizo. Os objetos de comparação que são frequentemente utilizados são moedas como centavos, moedas de dez centavos ou de um real. Alguns outros objetos também incluem mármores, bolas de golfe e ervilhas.

As tempestades de granizo não são exatamente as tempestades, mas são um efeito colateral de uma tempestade muito maior. De fato, tempestades de granizo originam de nuvens carregadas.

O granizo se origina de nuvens carregadas que são também conhecidas como nuvens cumulonimbus.

A maior de todas as tempestades de granizo foi registrada em Aurora, Nebraska, Estados Unidos, em 2003.

Outra tempestade muito grande granizo ocorreu no início do século 9, em Roopkund, na Índia. É suposto ser uma das primeiras chuvas de granizo oficialmente registradas.

No Colorado, Estados Unidos, os cidadãos têm uma "temporada de granizo" que dura de março a outubro de cada ano.

A mediana do intervalo de tempo de uma tempestade de granizo é cerca de 6 minutos. Granizo raramente duram mais de 15 minutos.

Saraiva tipicamente deve ter no mínimo ¾ de polegada de diâmetro (um quarto de tamanho) para tornar-se grave, e causar uma quantidade substancial de dano. Embora se você está na tempestade de granizo, que certamente vai soar pior!

A velocidade terminal de granizo varia de acordo com o diâmetro da pedra de granizo. Uma pedra de granizo medindo 0,39 polegadas (tamanho de ervilha pedra granizo) de diâmetro cai a uma taxa de 20 mph, enquanto uma pedra de granizo medindo 3,10 polegadas (tamanho de uma bola de beisebol pedra granizo) de diâmetro cai a uma taxa de 110 mph. Melhor sair do caminho do que um!

Uma das maiores pedras de granizo no registro caiu em Vivian, Dakota do Sul em 23 de julho de 2010. Ele mede 8 polegadas de diâmetro e pesava 1,93 libras = 875,433274 gramas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário