sábado, 17 de agosto de 2013

HPV também pode causar verrugas na pele

HPV também pode causar verrugas na pele
O HPV é conhecido por ser sexualmente transmissível, mas isso não quer dizer que todas as verrugas sejam transmitidas pelo ato sexual


Mais comum em crianças e adolescentes, mas também presente em qualquer idade, as verrugas são causadas por vírus do grupo papovavírus, o papilomavírus humano (HPV), conhecido por ser transmitido sexualmente. Mas a dermatologista Maria Victoria Campos alerta que nem toda verruga é transmitida pelo ato sexual - muitas vezes basta o contato com a pele infectada. Existem vários tipos de verruga e é preciso prestar atenção ao surgimento delas e fazer um diagnóstico diferenciado, pois ela pode ser sinal de outras doenças - como o câncer. A dermatologista lembra que é possível tratar este mal.

O que é uma verruga?


Verrugas são tumores benignos de pele causadas pelo papiloma vírus humano (HPV). Esse vírus ativa o crescimento anormal de células da epiderme, que são lançadas para a superfície do corpo formando as verrugas. O aspecto, tamanho e forma dessas lesões estão diretamente ligados ao tipo de HPV responsável pela infecção. As verrugas podem ocorrer em qualquer região do corpo.

Como elas aparecem?

Como toda virose, a verruga aparece quando a pessoa está com a imunidade mais baixa. O contágio pode ocorrer por contato direto com pessoas e objetos infectados, através de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus, nas relações sexuais e por via materno-fetal no momento do parto. O HPV, que causa as verrugas, é conhecido por ser sexualmente transmissível, mas isso não quer dizer que todas as verrugas sejam transmitidas pelo ato sexual. Qualquer contato de pele com a pele pode ser suficiente para transmitir o vírus.

Existem tipos de verrugas?

São cinco tipos de verrugas, classificadas conforme sua localização e formato. As vulgares são as mais comuns e aparecem em qualquer área da pele. Em geral, são lesões arredondadas ou irregulares, endurecidas e ásperas e podem parecer couve-flor. Apesar de a infecção ocorrer em qualquer idade, é prevalente na infância e na adolescência. Já as plantares são pouco salientes devido à pressão do corpo sobre ela, o que faz com que penetrem na pele. São as mais dolorosas e desenvolvem-se na planta dos pés e, muitas vezes, são confundidas com os calos. As planas estão localizadas na face, membros e dorso das mãos.

Elas são perigosas?

As chamadas verrugas anogenitais podem ser precursoras de tumores malignos, como o câncer de colo de útero e de pênis. As lesões se formam nas mucosas das regiões genital, perianal, oral e na uretra. São macias, rosadas e com a aparência de uma couve-flor, que podem unir-se formando blocos e ocupar áreas extensa de pele.

Como tratá-las?

Apesar da tentação, não se deve tentar retirá-la em casa, pois isso aumenta a chance de que ela se espalhe pelo corpo. Grande parte das verrugas comuns desaparece espontaneamente depois de algum tempo. Nos outros casos, o tratamento pode consistir no uso local de medicamentos específicos que promovem a cauterização química, ou na remoção cirúrgica das lesões. Os anti-verrugas ou cáusticos (tratamento químico) em forma de pomada ou creme, por exemplo, fazem a eliminação das camadas superficiais da pele por descamação. Há também a crioterapia, quando se queima a verruga com o frio - é a técnica do congelamento.

É possível prevenir?

Como a transmissão pode ocorrer por via sexual, o uso de preservativos em todas as relações sexuais é a melhor forma de prevenção. Também é importante não coçar nem ferir as lesões para que o vírus não penetre por escoriações na pele e não se espalhe para o corpo ou para outras pessoas. Outra forma de prevenção e uma das mais indicadas e importantes é a vacinação, que protege contra HPV tipo 6, 11, 16 e 18 - responsáveis pelo câncer do colo do útero, verrugas genitais e lesões pré-cancerosas no colo do útero, vulva e vagina.

Quem tem verruga precisa tomar algum cuidado?

As pessoas devem procurar o médico para fazer o diagnóstico correto do tipo de verruga e qual tratamento será feito para eliminá-la. Na tentativa de acabar com a ruga por conta própria, a pessoa pode provocar infecções e ter consequências mais graves.

MARIA VICTORIA CAMPOS, DERMATOLOGISTA
Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário