sábado, 1 de junho de 2013

Sonhar com cobras / serpentes. Significado

Sonhar com cobras / serpentes. Significa...

Como qualquer sonho com animais, cobras em sonhos podem ter uma grande variedade de significados. Mas, como as cobras são encontradas em todo o mundo, e muitas culturas e religiões ao longo da história têm usado cobras em seus mitos e lendas, os animais mais do que a maioria podem compartilhar significados comuns em diferentes pessoas que sonham com eles. Quando cobras parecem indicar um significado simbólico, ao invés de ser simplesmente o animal biológica, elas são muitas vezes referidas como "serpentes".

Freud nos quer fazer crer que as cobras são um símbolo do sexo, e pouco mais. E enquanto as cobras podem indicar uma energia sexual em nossos sonhos, principalmente se elas deslizam na cama com a gente ou o sonho de alguma outra forma é carregada de erotismo, as cobras são mais propensas a aparecer nos nossos sonhos por várias outras razões profundas.


Nos tempos antigos, as serpentes inofensivas seriam deixados em templos onde as pessoas buscavam a cura para uma doença através do sonho. Os sonhos que as pessoas tinham nesses templos entre as cobras, então, eram interpretados pelo povo santo de lá, que revelariam a cura mostrada pelo sonho. Hipócrates, da profissão médica, famoso pelo célebre "Juramento de Hipócrates" e um poderoso curandeiro antigo, tinha como símbolo a cobra. Mesmo a medicina moderna ainda usa o símbolo de duas serpentes entrelaçadas em torno de uma equipe como seu símbolo (caduceu). Estas associações significam que as cobras podem ser um símbolo de cura em nossos sonhos, seja fisicamente ou emocionalmente.

Cobras também mudam a sua pele, e tem sido associada em muitas culturas como símbolo de sabedoria. Estes associações podem indicar cobras como sinal poderoso de transformação pessoal. Isso pode sugerir que olhar para o que os velhos padrões de comportamento ou crenças estamos superando, e que os novos processos de pensamentos ou nova etapa na nossa vida, preparando-se para entrar. Este poder de transformação é especialmente forte se no seu sonho você olha a cobra no olho, se conecta com ela, de alguma forma, ou ela te morde e você se recupera ou não morre. Quando combinado com os elementos de cura que as cobras podem indicar, isto pode implicar uma transformação significativa através da cura, quase como uma iniciação. Esses sonhos de serpentes, embora possam ser ser assustadores, e fazem-nos ansiosos, podem nos fornecer uma importante oportunidade de deixar para trás algo que machucou e nos limitou, avançando para uma nova maneira de ser.


Às vezes, cobras sonhos podem ser profundamente inquietantes, e deixam-nos com uma sensação de estarmos sendo enganados. Isto é especialmente verdadeiro se no sonho estamos em um poço de víboras ou se estamos rodeados de muitas cobras. Este tipo de significado simbólico pode surgir de recordar a cobra que falou no jardim do Éden, mentiu para Eva, ou por sabermos que as cobras têm línguas bifurcadas, que alguns acham que indica que podem falar várias histórias, que devem ser mentiras pois só existe uma verdade. As serpentes também são difíceis de ver, e podem ser encontrada por surpresa, que pode associá-las a segredos. A frase "serpente na grama" refere-se a esse sentimento de alguém que não se pode confiar, que pode mentir ou enganar. Se sonhar com cobras e ter este sentido, pode haver uma verdade que nós sabemos, mas estão enganando a nós mesmos, negando o que sabemos ser verdade. E, dado o aspecto multi-camadas de sonhos, pode ser que, quando essa verdade é finalmente revelada a nós mesmos (o que quer que a verdade pode ser) que isso vai levar a cura e transformação, aos dons da cobra.

Sonhar que uma cobra está enrolando em torno de nós como uma Píton  apertando e apertado pode ser uma indicação de que nos sentimos restritos em algum lugar na vida. Isso pode ser por nossas próprias crenças auto-limitantes, nossa recusa em admitir o que sabemos que devemos fazer, ou ele pode ser um indicador de fatores externos nos inibindo, como um emprego, a falta de experiência ou educação para algo que deseja alcançar , ou uma relação de domínio e controle. Se as cobras no sonho estão nos constringe (apera) por isso não podemos ter ar suficiente, isso pode significar que é hora de fazer algumas mudanças, a levantar-se e agir, para criar um pouco de ar, algum espaço para respirar em nossas vidas.

Essencialmente cobras em sonhos podem ser símbolos potentes que muitas vezes temem por causa da mudança trazem e a energia que elas contêm. Uma cobra subindo, chegando acordado após a hibernação, ou se desenrolando e salta para a vida pode indicar a nossa própria energia fluindo livremente de novo, a nossa paixão, a nossa motivação, o nosso amor pela vida. Algumas culturas orientais referem a isso como o despertar "Kundalini", uma energia que as bobinas a partir da base da coluna até a coroa da nossa cabeça e, em seguida, para além, de um processo de crescimento espiritual. Veneno da cobra sonho é muito mais propensos a nos transformar do que está a destruir-nos. Cabe a nós como podemos optar por lutar, fugir, ou abraçar a transição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário